Miranda e Bonilha apresentam situação da Saúde do TO e ministro promete ajudar

Comitiva do Tocantins teve audiência com o ministro da Saúde, em Brasília e Artur Chioro se sensibilizou com a situação da pasta no Tocantins

Ministro se comprometeu a ajudar
Descrição: Ministro se comprometeu a ajudar Crédito: Suzana Barros/Ascom

Uma comitiva do Governo do Tocantins composta pelo governador Marcelo Miranda, pelo secretário da Saúde, Samuel Bonilha, da Comunicação, Rogério Silva,  da Representação do Tocantins em Brasília, Renato Assunção, além de assessores técnicos dos governos estadual e federal, teve uma audiência com o ministro da Saúde, Artur Chioro, na noite desta quarta-feira, 25, em Brasília. Na reunião o governador e o secretário relataram a situação em que a atual gestão recebeu a pasta quando assumiu o Governo do Estado.

 

Os gestores apontaram má administração do governo passado e situação caótica na Sesau. “É visível uma distorção muito grave na organização e na gestão do Sistema de Saúde do Tocantins”, exclamou o ministro após saber detalhes da situação. Segundo a assessoria do governador, Chioro se sensibilizou e fez o compromisso de auxiliar o Governo estadual a mudar o cenário, devolvendo à população tocantinense um sistema de saúde compatível com os seus direitos.

 

Durante a reunião, o secretário Samuel Bonilha apresentou planilhas com dados da pasta no Tocantins, confrontando-os com os de outros estados. Na avaliação de Chioro, o levantamento comprova que os valores que vêm sendo aplicados no setor não condizem e nem justificam a má qualidade dos serviços e equipamentos ofertados para a população.

 

Um dos exemplos apresentados foi o comparativo dos gastos com a folha de pagamento, entre estados vizinhos. O Estado de Goiás, por exemplo, com uma população de 6.434 milhões de habitantes, direciona cerca de RS 564 milhões por ano para a folha de pagamento aos profissionais da Saúde; enquanto o Tocantins, com uma população de 1.478 milhões, está tendo que destinar R$ 698 milhões anualmente, o que mostra a discrepância, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

O ministro elogiou a abordagem feita pelo governador e pelo secretário da Saúde do Tocantins. “Em vez de virem aqui apresentar conta, fazer cobranças, vieram em busca de soluções passíveis e legais”, afirmou o ministro. Ele horrorizou-se com alguns dados apresentados. “Os gastos comparativos com outros estados, em relação a pessoal, com internações hospitalares são absolutamente inaceitáveis. Eles [governo anterior] não têm parâmetro com nada do que é praticado na área no setor público, nem mesmo no privado”, destacou.

 

Auxílio e soluções

Como forma de ajudar o Tocantins a sair da crise na qual se encontra, Chioro se comprometeu a prestar assessoria especializada em Gestão Hospitalar, visando avaliar, in loco, o setor. “Essa é a melhor forma de aplicarmos ações planejadas e eficazes, de maneira a resgatar o ordenamento no sistema”, disse. Uma das soluções imediatas sugeridas pelo ministro é a destinação de emendas parlamentares para beneficiar projetos e ações na área da Saúde no Estado.

 

(Informações da Assegov)

Comentários (0)