Miranda promove 1.371 militares e diz que concurso da PM tem ajustes finais

O dia de ontem, 25, foi a data anunciada por Miranda, em coletiva à imprensa em abril deste ano, para o lançamento do edital do concurso da PM, com mil vagas para o cargo de soldado

Militares são promovidos no Tocantins
Descrição: Militares são promovidos no Tocantins Crédito: Fotos:Lia Mara/Secom

O governo do Estado publicou na noite de ontem, 25, no Dia do Soldado, a promoção de 1.371 policiais militares e bombeiros, no Diário Oficial do Estado de nº 4692. Uma solenidade foi realizada no Quartel do Comando Geral da PM, quando o governador Marcelo Miranda entregou ainda equipamentos e disse que o concurso da PM, que deveria ter sido lançando ontem, ainda passa por ajustes finais.

 

“A celebração de hoje é uma demonstração de que acreditamos e apostamos na harmonia e no respeito para avançarmos cada vez mais. Estamos mostrando que é possível, cumprindo a lei, resgatar a meritocracia e a dignidade das Corporações. São conquistas que obedecem à capacidade de planejamento orçamentário e financeiro do Estado, por isso mesmo, são legais e viáveis. Outra boa notícia é que já estão sendo feitos os últimos ajustes para abertura do concurso público da PM”, disse o governador no evento.

 

O dia de ontem, 25, foi a data anunciada por Miranda, em coletiva à imprensa em abril deste ano, para o lançamento do edital do concurso da PM, com mil vagas para o cargo de soldado. Mas até o momento o governo do Estado não anunciou uma nova data para a divulgação do edital.

 

Promoções

As promoções eram esperadas pelo setor desde o começo do ano. Também no dia 25 de abril deste ano, o Comitê Gestor do governo do Estado anunciou que as promoções do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar seriam unificadas para o dia 25 de agosto. Antes, eram duas as datas, 21 de abril e 15 de novembro. À época, o Comitê Gestor justificou a mudança das datas apontando a indisponibilidade financeira e o desenquadramento do Estado na Lei de Responsabilidade Fiscal.

 

As promoções publicadas ontem foram realizadas, segundo o governo, por critérios de escolha, antiguidade e merecimento. Os militares foram promovidos aos postos de capitão, coronel, 1º tenente, tenente-coronel, major e subtenente. A promoção contempla oficiais e praças, sendo 1.316 policiais militares e 55 bombeiros militares.

 

Equipamentos

O governador também entregou à Polícia Militar 10 veículos tipo pick up, 45 carabinas calibre 5.56, além de 130 coletes femininos, frutos de convênio com Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Também foram entregues 45 espingardas Pump CBC, calibre 12, e 750 pares de coturno tático, via convênio com o Departamento de Trânsito do Estado do Tocantins (Detran/TO). Ao Corpo de Bombeiros foram entregues duas caminhonetes L-200 Triton; 20 capas de aproximação para o combate à incêndio; 20 capacetes para o combate à incêndio; estabilizadores de coluna vertebral adulto; um estabilizador de coluna vertebral infantil; dez luvas de aproximação para o combate à incêndio; e 30 talas de imobilização de vítimas com trauma. Os equipamentos foram doados pela Secretaria Nacional Segurança Pública, do Ministério da Justiça.

 

Confira abaixo o Diário Oficial com as promoções:

Comentários (0)