Miranda tem até 3ª para cumprir recomendação da Justiça e exonerar subsecretário

Recomendação foi expedida pelo procurador-geral de Justiça, Clenan Renaut. Segundo o MPE, José Carlos Rodrigues Bezerra não atende aos requisitos da chamada Lei da Ficha Limpa

MPE emitiu alerta ao governador sobre prazo
Descrição: MPE emitiu alerta ao governador sobre prazo Crédito: Ascom/MPE

Por meio de ato do procurador-geral de Justiça, Clenan Renaut de Melo Pereira, o Ministério Público Estadual (MPE) emitiu alerta ao governador Marcelo Miranda sobre o prazo recomendado, que expira na próxima terça-feira, 13, para a exoneração de José Carlos Rodrigues Bezerra do cargo de subsecretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

 

Expedida em 10 de setembro, a recomendação completa o prazo de 30 dias na próxima terça, em virtude do fim de semana seguido do feriado comemorativo à Padroeira do Brasil, que não contam como válidos na contagem dos prazos processuais.

 

Segundo informações do MPE, a orientação relacionada à exoneração de Bezerra se deve ao fato de ele não atender aos requisitos da chamada “Lei da Ficha Limpa” (Lei Estadual nº 2.744/13), uma vez que suas contas referentes ao período em que ocupou o cargo de diretor de Suporte aos Negócios do Banco da Amazônia foram julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

 

A recomendação expedida pelo procurador-geral de Justiça é de caráter administrativo. Ainda de acordo com o MPE, no caso da recomendação não ser acatada até o dia 13, o órgão poderá recorrer à Justiça, com ajuizamento de Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa contra o governador.

 

Ao T1 governo diz que a nomeação foi para manter continuidade nos trabalhos

Em nota o governo do Estado disse que "conforme informações da Procuradoria Geral do Estado, o único motivo da nomeação interina de José Carlos Bezerra é a necessidade de dar continuidade nos trabalhos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, em razão do falecimento do titular da pasta, Eudoro Pedroza".

 

A nota disse ainda que "não existe qualquer intenção por parte do Governo do Estado em afrontar a recomendação do Ministério Público Estadual, e sim garantir a prestação dos serviços à comunidade".

 

(Com informações da Ascom/MPE)

Atualizada às 17h28, de 09/10

Comentários (0)