Musafir garante a médicos acerto de passivos e diz que não haverá terceirização

Primeira audiência entre o novo titular da Sesau e dirigentes do SIMED-TO para discutir problemas e soluções para a saúde foi realizada nesta sexta

Secretário e médicos se reúnem em Palmas
Descrição: Secretário e médicos se reúnem em Palmas Crédito: Foto: Ascom/SimedTO

Representantes do Sindicato dos Médicos (SIMED-TO) estiveram reunidos nesta sexta-feira, 5, com o novo secretário estadual da Saúde, Marcos Esner Musafir. Além de expor ao secretário o diagnóstico dos médicos sobre os problemas de gestão e da realidade do serviço de saúde nos hospitais, o SIMED-TO apresentou as demandas referentes ao descumprimento de leis estaduais que regulamentam gratificações de urgência, emergência, UTI e a produtividade, entre outras.

 

A presidente do SIMED-TO, Janice Painkow, destacou a abertura do diálogo, antes inexistente, como um bom começo da relação do novo secretário com a categoria.

 

No encontro, o secretário ressaltou que sua primeira audiência à frente da pasta ocorreu com o SIMED-TO. Musafir garantiu que não vai haver terceirização dos hospitais e que retornará o serviço de oncologia em Araguaína, hoje terceirizado, para a gestão estadual.

 

Em relação à falta de medicamentos, insumos e equipamentos nos Hospitais, o secretário afirmou aos médicos que está adotando providências urgentes para o abastecimento e para dar melhores condições de trabalho para servidores e médicos, inclusive melhorias no alojamento.

 

Outro ponto discutido foi o retorno imediato da mesa de negociação do SUS e a necessidade da reestruturação do serviço de saúde e dos hospitais.

 

Ao receber a reivindicação dos médicos de Gurupi, feita ao governador e também entregue ao novo secretário, sobre a atuação das diretorias geral e administrativa, o secretário disse que irá readequar as diretorias de todos os hospitais.

 

Quanto aos passivos financeiros, Musafir pediu até o dia 20 de fevereiro para discutir o acordo em conjunto com as secretarias da Fazenda e da Administração. Até a data, irá concluir um diagnóstico financeiro para subsidiar uma nova reunião com os médicos.

 

Sobre os plantões extras e de sobreaviso, o secretário propôs a criação de uma normativa, em conjunto com os médicos, para evitar as atuais glosas. Quanto ao plantão de sobreaviso, o secretário defendeu a obediência do que prescrevem a legislação federal e as normativas do Conselho Federal de Medicina (CFM).

 

Após o dia 20, a Sesau e os médicos deverão retomar as tratativas sobre os problemas da saúde. Além da presidente, o SIMED-TO levou para a reunião os médicos Hélio Marques Maués, Orestes Sanches Júnior e a médica Nara Neli Torres. Pela Sesau, também participaram o subsecretário, Claudio Manoel Soares Nunes, e o superintendente de assuntos jurídicos, Pabllo Félix de Araújo.

 

(Com informações da Ascom/Simed)

Comentários (0)