Musme diz que greve continua e sindicato lançará campanha pelo impeachment na 5ª

Musme se reúne e define que a greve dos servidores continua; Governo do Estado alega não ter condições financeiras de pagar a data-base de 2016 e propõe o pagamento parcelado em 2017

Governo encerrou negociações com grevistas
Descrição: Governo encerrou negociações com grevistas Crédito: Foto: Divulgação

Em reunião na noite desta segunda-feira, 24, o Movimento de União dos Servidores Públicos Civis e Militares do Estado do Tocantins (Musme) definiu que a greve dos servidores estaduais será mantida, mesmo após o Governo do Estado oficiar o movimento, informando que não há condições financeiras de pagar a data-base neste ano. O secretário de Governo e presidente do Comitê Gestor, Lyvio Luciano anunciou ontem que “a proposta do Governo é de começar a pagar a data-base a partir de janeiro de 2017”.

 

O governador Marcelo Miranda convocou os secretários estaduais para reunião que começou às 8h desta terça-feira, 25, onde serão decididos cortes visando economia para o custeio da máquina pública. A reunião com todo secretariado acontece a portas fechadas.

 

Em entrevista ao T1 Notícias, na manhã desta terça-feira, 25, o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Tocantins (Sisepe-TO), Cleiton Pinheiro, disse que o governo “unilateralmente” deu por esgotadas as tratativas sobre a data-base. “Nós vamos buscar uma conversa com o governo. Da forma que ele apresentou a proposta para a categoria, ele está dando um calote de mais R$ 250 milhões nos servidores, só de retroativo que ele não quer pagar. Não aceitamos esse calote de forma nenhuma. Então, enquanto essa greve for legal, nós vamos continuar de greve”.

 

O Musme foi informado no fim da tarde de ontem, 24, por meio de ofício “que o Governo do Estado descarta qualquer possibilidade de alterar as propostas feitas para o pagamento da data-base”. Em nota enviada à imprensa o Governo informou que “em razão da crise financeira, não tem condições de alterar a proposta e conta com o bom senso dos servidores e aguarda o restabelecimento pleno e funcionamento dos serviços públicos do Estado”.

 

Campanha por impeachment

Os servidores públicos participam na próxima quinta-feira, 27, em Palmas, do lançamento da “Campanha do Impeachment do Governador Marcelo Miranda”, organizada pelo Sisepe. O movimento já lançou uma página no Facebook e o evento de lançamento será às 9h de quinta, no auditório do Hotel 10.

 

(Matéria atualizada às 15h50)

Comentários (0)