Musme diz que servidores vestirão preto e que governo teria recolhido faixas

Musme-To intensifica mobilização para forçar Governo negociar pagamento de data-base de 2015 e 2016. Servidores devem trabalhar de preto na quinta-feira, 23, como protesto

Cleiton Pinheiro, presidente do Sisepe
Descrição: Cleiton Pinheiro, presidente do Sisepe Crédito: Foto: Ascom

Em reunião nesta segunda-feira, 20, o Movimento de União dos Servidores Públicos Civis e Militares do Estado do Tocantins (Musme-To) decidiu que vai aumentar as ações de mobilização contra o governo do Estado em busca do pagamento da data-base dos servidores. Segundo informou o presidente do Sindicato dos Servidores do Estado (Sisepe), Cleiton Pinheiro, se o governo não apresentar uma proposta até amanhã, 22, na quinta-feira, 23, os servidores irão trabalhar vestidos de preto como protesto. “Vamos mostrar que estamos de luto. Isso é mais um protesto”, informou.

 

Ainda de acordo com sindicalista, o governo do Estado não respondeu os ofícios protocolados junto às Secretarias, nem o último que foi direcionado ao próprio governador Marcelo Miranda (PMDB). “Já protocolamos quatro ofícios ao governo e nenhum ele respondeu de maneira oficial. Ele informa para todos que foi apresentada a proposta de parcelar em 28 vezes a data-base de 2015 e a de 2016, sentar em setembro para ver se negociamos, porém oficialmente não recebemos nada”, destacou.

 

Greve

Mesmo com os resultados das assembleias realizadas no último dia 11, para deflagração de greve geral no Estado, Cleiton afirma que é preciso respeitar a lei de greve e manter as negociações até esgotar todas as possibilidades. “O prazo para deflagrar uma greve vai ser dimensionado de acordo com a movimentação do Musme, quando percebermos que o governo não tem mais o que negociar”, destacou.

 

Retirada das faixas

Segundo Pinheiro, o governo determinou ainda a retirada das faixas de protesto colocadas ontem na Praça dos Girassóis em Palmas. “O governo tirou todas as faixas. Nós estivemos na prefeitura e eles nos informaram que eles mesmos não retiraram nenhuma faixa. Se o uso de solo é da prefeitura e se não foi ela própria que retirou, não restam dúvidas que o governo mandou retirar, não tem ninguém que tenha interesse para retirar”, ressaltou.

 

O Musme ainda emitiu nota de repúdio, no final do dia, sobre o recolhimento das faixas na Praça dos Girassóis. “Inconformadas com o furto sorrateiro provavelmente ocorrido na madrugada desta terça, as entidades avaliam o ato como um flagrante desrespeito à liberdade de expressão e ao princípio da atuação sindical”, aponta a nota.

 

Confira na íntegra:

Os Sindicatos, Associações, Federações, Confederação, Centrais Sindicais e Associações dos Militares que integram o Movimento de União dos Servidores Públicos Civis e Militares do Estado do Tocantins (MUSME-TO) vêm a público REPUDIAR o furto às faixas colocadas na Praça dos Girassóis no último dia 20 de junho, em Palmas. As faixas são um protesto organizado pelos servidores públicos estaduais com o objetivo de externar ao Governo e à população, nossa indignação e nossa reivindicação que é o pagamento da data-base, nos termos da lei.

 

Inconformadas com o furto sorrateiro provavelmente ocorrido na madrugada desta terça, as entidades avaliam o ato como um flagrante desrespeito à liberdade de expressão e ao princípio da atuação sindical.

 

O ato antidemocrático praticado em Palmas demonstra que há claramente pessoas interessadas em calar a voz de revolta que emana do servidor público tocantinense. Nós, como representantes dos servidores públicos, propomos à sociedade a seguinte reflexão: a quem interessa calar o servidor público tocantinense? A quem interessa oprimir o servidor pelo simples fato de demonstrar a sua indignação e descontentamento? A quem interessa furtar centenas de faixas que simbolizavam um protesto feito de forma ordeira e pacífica? São questionamentos que precisam ser feitos.

 

Por fim, o MUSME-TO ressalta que o servidor não vai se intimidar com as represálias praticadas por quem quer que seja. Não vamos nos calar diante do descaso com o qual temos sido tratados. A prova disso é que a próxima mobilização está mantida e acontecerá nesta quinta-feira, dia 23 de junho, em todo o Estado. Todos os servidores vão trabalhar vestidos de preto em sinal de luto pela postura morosa do Governo na negociação da data-base. Outras mobilizações estão programadas e obedecem os trâmites da legislação de negociação no serviço público.

 

(Matéria atualizada às 20h52 de 21/06)

Comentários (0)