Paralisação de obra de ampliação do HGP é publicada no Diário Oficial do Estado

Termo de paralisação em obras no HGP foi publicado no Diário Oficial do Estado, na 4ª. A data, no entanto, é retroativa a 20 de janeiro de 2015. Saldo financeiro insuficiente seria justificativa.

Obras de ampliação começaram em 2013
Descrição: Obras de ampliação começaram em 2013 Crédito: Divulgação

Um Termo de Paralisação em Obras no Hospital Geral de Palmas (HGP) foi publicado na página da Secretaria da Saúde (Sesau), no Diário Oficial do Estado (DOE) nº 4.430, de quarta-feira, 5. Está paralisada, segundo o termo, a contratação de empresa responsável pela elaboração de projetos de arquitetura e engenharia, licenciamento ambiental e execução de obras de ampliação do Hospital. A data do termo é retroativa a 20 de janeiro de 2015.

 

A justificativa, segundo a publicação, seria uma solicitação feita pela empresa contratada para realizar as obras, que teria informado inexistência de saldo financeiro para realizar serviços de medição, em atraso, e futuras medições necessárias para a continuidade dos trabalhos.

 

“Ficam, portanto, paralisados temporariamente os serviços de elaboração de projetos básicos e executivos de arquitetura e engenharia, Licenciamento Ambiental e de Execução das Obras de Ampliação, Reforma e Adequação do Hospital Geral de Palmas, no Estado do Tocantins, objeto do referido contrato, em razão de insuficiência de recursos financeiros, em decorrência da não transferência, até o momento, dos repasses oriundos da fonte 4219, bem como de outras fontes”, afirma a publicação.

 

Obras no HGP

As obras de ampliação do HGP foram iniciadas em setembro de 2013, no governo de Siqueira Campos, com o objetivo de dobrar o número de leitos. O investimento anunciado na ocasião foi de R$ 84,6 milhões e os leitos passariam de 232 para 400. A UTI deveria contar com 60 leitos e o centro cirúrgico receberia mais 10 salas.

 

A previsão era de que as obras fossem concluídas em até 18 meses. Durante o andamento das obras, foi montada uma estrutura de tendas anexas ao prédio do HGP com cerca de 100 leitos, que continuam a acomodar pacientes e, com o tempo, demonstraram ser insuficientes para atender a demanda de pacientes de Palmas, do interior do Tocantins e de outros Estados. As obras de ampliação do HGP já duram quase dois anos. 

 

(Matéria atualizada às 12h30 de 07/08)

Comentários (0)