Pronta para uso, primeira fase do Ecoporto Praia Norte é inaugurada

O Ecoporto deve levar mais desenvolvi emento à região do Bico do Papagaio. O EcoPorto inaugurado nesta sexta-feira, 27, liga o Estado ao oceano Atlântico.

Primeira parte da obra do EcoPorto
Descrição: Primeira parte da obra do EcoPorto Crédito: Secom Tocantins

A primeira fase da obra do Ecoporto Praia Norte já está pronta. O Ecoporto é uma estação de transbordo de cargas e o primeiro porto fluvial interestadual, com papel estratégico no fluxo logístico do país, ligando o Estado ao oceano Atlântico. A obra, que deve acelerar o desenvolvimento da região do Bico do Papagaio, foi inaugurada nesta sexta-feira, 27, com a presença do governador Marcelo Miranda. 

 

O Ecoporto está localizado no município de Praia Norte, no Rio Tocantins. Ele torna viável a navegação até Belém, no Pará, passando pela eclusa de Tucuruí.

 

“O Tocantins está incluído no mercado internacional. Agora, nossos produtos seguem daqui direto para a Europa, para os Estados Unidos, porque temos condições adequadas de transporte fluvial. Toda a região do Bico vai ganhar muito com a industrialização, a chegada de novas empresas e investimentos”, afirmou o governador.

 

O projeto começou em 2007, quando o estudo técnico de viabilidade foi apresentado ao Governo. Nessa primeira fase, o investimento foi de aproximadamente R$ 30 milhões, da iniciativa privada. A navegabilidade está garantida por sete meses do ano, durante o período de chuvas. Na época de seca, o Pedral de São Lourenço, localizado no trecho do rio que passa pela cidade paraense de Itupiranga, impede a navegação quando a vazão da água diminui.

 

A obra teve autorização e acompanhamento da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antac). O diretor da Antac, Adalberto Torkarski ,participou da inauguração: “De agora em diante, temos um rio em que a maior parte do ano se navega. Temos infraestrutura para receber os produtos e levar até o Atlântico. Um modal com qualidade e competitividade com relação aos outros meios de transporte, como a ferrovia. Em breve, várias empresas transportadoras de produtos estarão instaladas aqui”, afirmou.

 

Governador anuncia recuperação asfáltica

Marcelo Miranda anunciou a recuperação das estradas do Bico do Papagaio durante a inauguração. Uma ação emergencial do Departamento de Estradas de Rodagem (Dertins) já está atuando em três frentes de trabalho, para acabar com os buracos em 700 quilômetros de rodovias, na região norte do Estado.

 

(Com informações da Secom/Tocantins)

 

 

 

 

Comentários (0)