Protesto do Musme em Palmas gera confusão com PMs, que retiram faixas da praça

Segundo o Musme, policiais militares retiraram as faixas colocadas na Praça dos Girassóis e informaram que se os manifestantes continuassem no local seriam presos

Faixas são retiradas da Praça dos Girassóis
Descrição: Faixas são retiradas da Praça dos Girassóis Crédito: Foto: Ascom/Sisepe

Uma nova manifestação do Movimento de União dos Servidores Públicos Civis e Militares do Estado do Tocantins (Musme-To), na manhã desta quinta-feira, 23, gerou confusão com uma equipe de policiais militares que retirou as faixas que os manifestantes voltaram a colocar na Praça dos Girassóis hoje. O protesto aconteceu em frente à Secretaria de Administração (Secad), em Palmas, e ainda nesta quinta-feira os servidores também foram trabalhar vestidos de preto. Após a retirada, os manifestantes permaneceram no local, segurando, eles mesmos, as faixas.

 

Segundo o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Estado (Sisepe), Cleiton Pinheiro, os PMs retiraram as faixas e ainda informaram que se os manifestantes insistissem seriam presos. A manifestação é mais uma maneira de pressionar o Governo do Estado realizar o pagamento da data-base de 2015 e 2016.

 

“Colocamos as faixas na segunda-feira e o Palácio mandou arrancar. Arrancaram tudo. Estamos aqui novamente, colocamos as faixas de manhã e o governo agora manda os militares arrancarem as faixas novamente. Ainda veio com a determinação que se os sindicalistas ficassem aqui e colocássemos as faixas, iriam nos prender e nos conduzir até a delegacia”, explicou Pinheiro.

 

O sindicalista afirma que o governo do Estado e a Polícia Militar agiram com abuso de poder e autoridade. “Nós sabemos que o ato de arrancar as faixas é prerrogativa do Município, que o uso de solo é da prefeitura e não do governo do Estado. É abuso de poder do governador, é abuso de autoridade dos militares, que arrancaram as faixas”, destacou.

 

O presidente afirmou ainda que não vão deixar o local e as medidas judiciais cabíveis serão tomadas. “Nós vamos tomar as medidas necessárias cabíveis, pois estamos de acordo com a lei. Não vamos ceder a qualquer pressão. Os sindicatos estão preparados para o enfrentamento que for necessário para garantir o pagamento da data-base dos servidores públicos Vamos permanecer aqui e segurando as faixas. O militar que quiser arrancar vai ter que levar todo mundo enrolado numa faixa só”, afirmou.

 

Estado

O Portal T1 Notícias entrou em contato com a assessoria de comunicação do governo do Estado, solicitando um posicionamento referente à retirada das faixas e às reclamações feitas pelos manifestantes e aguarda retorno.

 

(Matéria atualizada às 11h29)

Comentários (0)