Sem receber Redad, servidores da Adapec fazem paralisação nesta 4ª

Devido suposto atraso no pagamento do Redad, por parte do governo do Estado, servidores da Adapec fazem paralisação em regionais de atendimento do órgão no interior.

Servidores cobram pagamento do Redad
Descrição: Servidores cobram pagamento do Redad Crédito: Divulgação

Servidores da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) que atuam no interior do Estado estão com os serviços paralisados nesta quarta-feria, 30. O motivo da paralisação seria o atraso no pagamento do Ressarcimento de Despesas de Atividades de Defesa Agropecuária (Redad). A informação é dos próprios servidores que entraram em contato com o Portal T1 Notícias para explicar que a data para depósito é no dia 20 de cada mês.

 

De acordo com o presidente da Associação dos Funcionários da Adapec (AFA-TO), Wiston Gomes, os atrasos tem sido constantes e a classe se reuniu no início desse ano e decidiu paralisar uma regional por mês, caso o governo atrasasse. "Já começamos as paralisações, porém, mesmo com a medida, o Governo não manteve os pagamentos em dia, por isso haverá nova reunião no dia 09 de agosto, para definir formas mais enérgicas de paralisação", disse Gomes.

 

"Ainda em 2009 houve uma reunião entre nós, representantes da classe e o governo do Estado, em que ficou definido o dia 20 de cada mês como a data para o pagamento do Redad, mas de alguns meses para cá esse acordo está sendo descumprido", afirmou o presidente que relatou, ainda, que algumas regionais da Adapec estão com as atividades paralisadas nesta quarta-feira, dentres elas a de Araguaína.

 

O Redad

O Redad é um ressarcimento destinado aos Fiscais Agropecuários e Inspetores Agropecuários, em atividade de defesa agropecuária. “Esse benefício substitui as diárias e os servidores que tem esse direito, utilizam o recurso para se manter nos plantões, que são realizados uma vez por mês, durante oito dias, nos postos de atendimento e nas divisas”, explicou Wiston Gomes.

 

O ressarcimento foi instituído pelo governo do Estado em 29 de junho de 2009, através da Lei n.º 2.070 e publicado no Diário Oficial n.º 2.922, tendo como instrumento a indenização com despesas de servidores que prestam serviços de defesa agropecuária, a fiscalização, a inspeção e a execução de medidas e ações necessárias à prevenção, ao controle e à erradicação de pragas e doenças que afetem a sanidade animal e vegetal.

 

Wiston Gomes explicou ainda que os valores são entre R$ 1.100,00 a R$ 1.330,00, dependendo do cargo. “Esses valores são necessários para que os servidores cubram suas despesas. Eles precisam se manter nesses dias que estão de plantão”, disse.

 

Adapec nega atraso

Ao T1 a Adapec informou que o Governo do Estado tem até dia 30 de cada mês para realizar o pagamento do Redad, por isso não há atraso. Ainda de acordo com a Adapec o pagamento deve ser executado nesta quarta-feira, 30.

Comentários (0)