Servidores em greve apresentam reivindicações para contraproposta ao Estado

O Sindicato dos Servidores Públicos do Tocantins reuniu servidores estaduais de Palmas e apresentou a proposta do Estado para a categoria, que já iniciou a construção de contrapropostas

Servidores se reuniram na frente da Assembleia
Descrição: Servidores se reuniram na frente da Assembleia Crédito: Foto: Ascom/Sisepe

O Sindicato dos Servidores Públicos do Tocantins (Sisepe) apresentou a proposta do governo aos servidores em greve, na manhã desta quarta-feira, 21, durante concentração na Assembleia Legislativa, em Palmas. Segundo o presidente do Sisepe, Cleiton Pinheiro, os servidores já iniciaram as sugestões para a construção de uma contraproposta que será enviada ao Estado.  Na última segunda-feira, 19, o Governo do Estado apresentou a primeira proposta escrita às entidades sindicais representantes dos servidores em greve. Os servidores estão em greve desde o dia 9 de agosto e cobram o pagamento da data-base.

 

Na reunião com os sindicatos que compõem o Movimento de União dos Servidores Públicos Civis e Militares do Estado do Tocantins (Musme), o governo do Estado propôs o implemento do valor integral da data-base 2016, mas a proposta é para que seja dividida em três parcelas em 2017, portanto, seria paga pelo governo em janeiro de 2017, 2% de implemento, o que corresponde a um impacto de R$ 62.538.34,46 na folha. A segunda parcela de 2% ficou proposta para o mês de maio de 2017, seguida de 5,83 % para o mês de outubro. Outra proposta foi a redução da jornada de trabalho para 6 horas diárias corridas, que pode começar a valer a partir do próximo mês de outubro.

 

Segundo Pinheiro, a categoria é que irá definir o que será apresentado na contraproposta. “Foi dada toda liberdade para que a categoria apresente sugestões para ser consolidada nossa contraproposta. Neste momento ainda está em fase de construção destas proposituras. Não podemos interferir na decisão da categoria, pois cada um pensa de uma forma e temos que respeitar, juntar todas as propostas para então consolidar”, afirmou Cleiton.

 

De acordo com o sindicalista, as demandas apresentadas pelos servidores de Palmas não serão divulgadas, pois é necessário ouvir também os servidores do interior. “Em todo Estado são 34 pontos de concentração. Temos várias contrapostas apresentadas pelos servidores aqui de Palmas, mas estas podem ser diferentes das demais do interior, por isso precisamos aguardar e consolidar”, explicou Cleiton.

 

Os sindicatos que integram o Musme têm até a próxima segunda-feira, 26, para consultarem suas bases. Uma nova reunião do Movimento está marcada para o próximo dia 27, às 8h30, quando será consolidada a contraproposta para ser apresentada ao Governo. “Nós vamos formalizar ainda no dia 27 também já vamos pedir para que seja marcada agenda com o governo”, ressaltou o presidente do Sisepe.

Comentários (0)