Servidores em greve realizam caminhadas nesta 3ª contra PL 257 e pela data-base

Em Palmas, a caminhada sai da frente do colégio São Francisco às 8 horas e termina no Palácio Araguaia. A caminhada também acontece em municípios do interior do Estado

Greve dos servidores já dura sete dias
Descrição: Greve dos servidores já dura sete dias Crédito: Foto: Ascom/Sisepe

Os sindicatos que representam os servidores estaduais do Tocantins em greve realizam nesta terça-feira, 16, caminhadas em vários municípios para cobrar o pagamento da data-base de 2015 e a negociação da data-base 2016. A greve já dura sete dias e o ato faz parte de uma manifestação nacional das centrais sindicais contra o Projeto de Lei 257/2016, que ameaça os direitos dos servidores públicos.

 

Em Palmas, a caminhada sai da frente do colégio São Francisco às 8 horas e segue até o Palácio Araguaia. A caminhada também acontece no interior do Estado, segundo informou o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (Sisepe-TO), Cleiton Pinheiro. De acordo com o sindicalista, no interior a greve já atinge 95% de paralisação e em Palmas o número de servidores que estão aderindo tem aumentado. “A greve continua forte. Estamos firme, ainda não recebemos nenhuma proposta, porém o número de servidores que estão aderindo é cada vez maior. Vamos intensificar ainda mais nossos atos”, afirmou Pinheiro.

 

Em busca de apoio, representantes de sindicatos se reuniram com deputados estaduais na quarta e quinta-feira, 10 e 11. Na ocasião, os parlamentares garantiram que solicitará a presença do secretário de Articulação Política do Governo, Lyvio Luciano Carneiro. Os sindicalistas foram informados que o secretário da Fazenda, Edson Nascimento, está viajando para Goiás e só retorna nesta terça. Segundo Pinheiro, a mobilização para sensibilizar os deputados estaduais continuará. “Precisamos fazer com que o governo nos atenda e pague os direitos da categoria. Vamos continuar insistindo para que os deputados ajudem na negociação”, informou o presidente.

 

OAB cria comissão

Na sexta-feira, 12, por decisão unânime do Conselho Seccional, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Tocantins decidiu criar uma comissão especial visando contribuir na mediação do conflito entre os sindicatos dos servidores públicos e o governo do Estado, que gerou a greve geral de várias categorias do funcionalismo estadual. As atividades da comissão iniciam hoje, 15.

 

Para Pinheiro a participação da OAB ajudará pressionar o governo a apresentar proposta. “Nossa expectativa é que agora o governo sente e apresente algo concreto para a categoria”, afirmou.

 

Médicos aderem

O Sindicato dos Médicos no Tocantins (Simed-TO) anunciou após assembleia realizada na noite da última quinta-feira, 11, que os médicos que atuam no serviço público estadual de saúde decidiram iniciar a greve geral da categoria amanhã, 16.  A greve dos médicos vai atingir os atendimentos ambulatoriais e as cirurgias eletivas. Serviços de urgência e emergência serão mantidos. 

 

Projeto de Lei 257/2016

O PL 257 trata da renegociação da dívida dos Estados com o Governo Federal que impõe uma série de medidas que os estados devem tomar para poder ter acesso à renegociação. Nestas medidas estão uma série de questões que tratam de direitos dos servidores como mudanças em planos de carreira e previdência.

Comentários (0)