Sete são presos e um investigado está foragido; Brito Miranda presta depoimento

Dos oitos mandados de prisão temporária, apenas um está em aberto. Marcus Vinícius Lima Ribeiro, empreiteiro e também investigado na Operação Ápia é considerado foragido pela Polícia.

Brito Miranda, pai de Marcelo e Júnior Miranda
Descrição: Brito Miranda, pai de Marcelo e Júnior Miranda Crédito: T1 Notícias

O Portal T1 Notícias teve acesso à lista de mandados de prisão temporária decretadas pela Justiça aos investigados na Operação Reis do Gado. Conforme a decisão do Superior Tribunal de Justiça, oito pessoas possuem mandado de prisão expedido, mas até o momento sete pessoas foram presas e um investigado está foragido.

 

A prisão temporária pelo prazo de cinco dias, podendo ser prorrogado por mais cinco dias, foi expedida para:

José Edmar Brito Miranda Júnior [Brito Júnior ou Júnior Miranda, como é conhecido] – irmão do governador Marcelo Miranda;

Sérgio Leão – Secretário de Infraestrutura do Estado;

Carlos Gomes Cavalcante Mundim Araújo – Presidente da Comissão de Licitação da Seduc;

Alex Câmara – apontando pela PF como um dos novos laranjas da família Miranda e um dos coordenadores da campanha de Marcelo Miranda em 2014;

Alaor Jual Dias Junqueira- contador;

Alex Peixoto dos Santos- empresário;

José Miguel Santos Peixoto- empresário;

Marcus Vinícius Lima Ribeiro – empreiteiro.

 

Dos oitos mandados de prisão temporária, apenas um está em aberto. Marcus Vinícius Lima Ribeiro, empreiteiro e também investigado na Operação Ápia é considerado foragido pela Polícia. Em nota enviada à imprensa no final da manhã desta terça-feira, 29, a PF informou que "já existem tratativas com o advogado para apresentação de seu cliente [Marcus Vinícius]". Foram cumpridos os 7 mandados de prisão temporária, 24 de condução coercitiva e 76 de busca e apreensão e, ainda de acordo com a PF, durante a Operação foram apreendidos cerca de R$ 300 mil, 7 veículos e vasta documentação que será ainda analisada.

 

Brito Miranda, pai do governador Marcelo Miranda, foi liberado após prestar depoimento por 15h, na sede da PF, em Palmas.

 

A Operação Reis do Gado investiga lavagem de dinheiro e corrupção no Tocantins entre os anos de 2005 e 2012. A Operação apurou ainda que, supostamente, R$ 200 milhões foram lavados em compra de gados, fazendas e imóveis. O governador Marcelo Miranda e parte da sua família são alvos da investigação. 

 

(Atualizada às 12h05)

 

Comentários (0)