Sindifiscal rebate declarações de Lyvio Luciano e diz não abrir mão da data-base

Sindicato justifica a não adesão à greve geral e afirmou que decisão manifesta o bom senso. Cumprindo o que a categoria decidiu, sindicato continua buscando dialogar com o governo

Presidente do Sindifiscal, Carlos Campos
Descrição: Presidente do Sindifiscal, Carlos Campos Crédito: Foto: Divulgação

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do Tocantins (Sindifiscal) se manifestou por meio de uma nota, a respeito das declarações do Secretário de Governo do Estado, Lyvio Luciano Carneiro, para “esclarecer a cerca dos equívocos que vêm ocorrendo devido a não adesão à greve dos servidores públicos estaduais, por parte da categoria que representa.  Reunidos durante a última assembleia geral, que ocorreu na sede do sindicato, os auditores da receita estadual deram aval para que a mesa diretora continue buscando negociações com o governo, enquanto a mesma se mantém no exercício de sua função”.

 

De acordo com o Sindifiscal, “a decisão manifesta o bom senso da categoria em perceber que o trabalho do Fisco é essencial para viabilizar a efetivação dos direitos que envolvem tanto os servidores, de modo geral, quanto as reivindicações específicas do Fisco. E o tem feito de forma resiliente, com a superação de metas de arrecadação própria, apesar da precariedade da estrutura da Administração Tributária  e da ausência de policiamento para as ações de fiscalização, ainda não equacionados”.

 

O sindicato declarou ainda que “o posicionamento do Fisco não invalida ou diminui a legitimidade do movimento paredista, que vem buscando a execução de direitos adquiridos, nem exclui o Sindifiscal da militância em prol desses direitos”.

 

“É preciso elucidar que a diferença na forma de negociação adotada pelo sindicato, não implica na renuncia da data-base. Cumprindo a decisão da categoria, o sindicato continua buscando dialogar com o governo. O que não significa que os auditores se absterão de tomar medidas enérgicas, caso esses recursos se esgotem, sem que o Estado tome providencias. Haja visto a categoria está em estado de greve e assembleia geral permanente”, ressalta a nota.

 

Na nota, o sindicato diz ainda que “o Fisco compreende o atual cenário que envolve a economia brasileira, bem como as dificuldades decorrentes de variações no repasse do FPE e outros fundos. Mas argumenta que é preciso gestão para resolver a nível regional o atual gargalo, que envolve todas as categorias de servidores estaduais. É necessário deixar de buscar respaldo nos problemas de outros estados. Pois é olhando para o Tocantins e trabalhando no cenário local que encontraremos soluções para este entrave”.

 

“O governo não pode usar o fisco como muleta para sustentar suas alegações. A categoria é consciente do que arrecada, aliás os números vem apresentando recordes.  Mas por outro  lado, não detemos o papel de gerir. É competência do governo a decisão de administrar e alocar recursos.  O Sindifiscal continua engajado e espera que o Estado amplie o horizonte de possibilidades para uma negociação justa e rápida, com todas as categorias”, finaliza.

 

Confira abaixo a nota na íntegra:

 

Nota


O Sindifiscal vem através da presente nota esclarecer a cerca dos equívocos que vêm ocorrendo devido a não adesão à greve dos servidores públicos estaduais, por parte da categoria que representa.  Reunidos durante a última assembleia geral, que ocorreu na sede do sindicato, os auditores da receita estadual deram aval para que a mesa diretora continue buscando negociações com o governo, enquanto a mesma se mantém no exercício de sua função.

A decisão manifesta o bom senso da categoria em perceber que o trabalho do Fisco é essencial para viabilizar a efetivação dos direitos que envolvem tanto os servidores, de modo geral, quanto as reivindicações específicas do Fisco. E o tem feito de forma resiliente, com a superação de metas de arrecadação própria, apesar da precariedade da estrutura da Administração Tributária  e da ausência de policiamento para as ações de fiscalização, ainda não equacionados.

O posicionamento do Fisco não invalida ou diminui a legitimidade do movimento paredista, que vem buscando a execução de direitos adquiridos, nem exclui o Sindifiscal da militância em prol desses direitos.

É preciso elucidar que a diferença na forma de negociação adotada pelo sindicato, não implica na renuncia da data-base. Cumprindo a decisão da categoria, o sindicato continua buscando dialogar com o governo. O que não significa que os auditores se absterão de tomar medidas enérgicas, caso esses recursos se esgotem, sem que o Estado tome providencias.

O Fisco compreende o atual cenário que envolve a economia brasileira, bem como as dificuldades decorrentes de variações no repasse do FPE e outros fundos. Mas argumenta que é preciso gestão para resolver a nível regional o atual gargalo, que envolve todas as categorias de servidores estaduais. É necessário deixar de buscar respaldo nos problemas de outros estados. Pois é olhando para o Tocantins e trabalhando no cenário local que encontraremos soluções para este entrave.

O governo não pode usar o fisco como muleta para sustentar suas alegações. A categoria é consciente do que arrecada, aliás, os números vêm apresentando recordes.  Mas por outro lado, não detemos o papel de gerir. É competência do governo a decisão de administrar e alocar recursos.  O Sindifiscal continua engajado e espera que o Estado amplie o horizonte de possibilidades para uma negociação justa e rápida, com todas as categorias.

 

 

Comentários (0)