Sintet reduz horas de aulas em escolas estaduais do TO; Seduc responde categoria

A Seduc ainda pontuou que está articulando com os órgãos citados para estudar o caso e dar uma resposta aos professores, o que depende da capacidade financeira do Estado

Aulas são reduzidas em escolas estaduais
Descrição: Aulas são reduzidas em escolas estaduais Crédito: Foto: Divulgação

As aulas nas escolas estaduais em todo o Tocantins estão, a partir desta terça-feira, 26, reduzidas em 15 minutos em cada hora-aula durante o dia, e 10 minutos no período noturno. A determinação é do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Tocantins (Sintet), que informou ao T1 Notícias que a decisão foi tomada em 12 assembleias regionais pelo Estado, após pedido dos próprios professores. Com a redução, a categoria reivindica uma definição do governo do Estado sobre os acordos não cumpridos após o fim da greve.

 

Entre as principais reivindicações estão os pagamentos de duas parcelas retroativo das progressões 2013; quatro parcelas do retroativo das progressões 2014; pagamento do retroativo da data-base e das progressões de 2015 e aumento salarial de 11,36%.

 

De acordo com o Sintet, um levantamento está sendo realizado para contabilizar quantas escolas estaduais aderiram à determinação, que só deverá ser revogada após resposta do governo. O Sindicato aponta que aguardava há duas semanas por um posicionamento do Estado, o que não ocorreu.

 

Seduc responde 

Em nota enviada ao T1, a Secretaria Estadual de Educação informou que “a questão é complexa, porque as exigências financeiras não dizem respeito apenas à Seduc, sendo uma questão de orçamento estadual, tendo em vista que envolve as Secretarias da Educação, Juventude e Esportes; da Administração; da Fazenda; de Governo e de Planejamento”.

 

A Seduc ainda pontuou que está articulando com os órgãos citados para estudar o caso e dar uma resposta aos professores, o que depende da capacidade financeira do Estado.

 

“Outro ponto que deve ser observado, é que o País e o Tocantins estão vivendo um momento crítico e, por isso, essa decisão dos professores via Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sintet) é incoerente, porque o Estado não terá condições de responder positivamente e de atender de imediato às exigências de pagamentos de retroativos, de progressões e até mesmo de conceder aumento salarial”.

 

Quanto aos alunos, a Seduc esclarece que “é um direito estabelecido pela legislação, ter as 800 horas/aula e, portanto, será necessário que essas aulas sejam repostas, posteriormente”.

 

Comentários (0)