STJ atende recurso do MPE e ordena sequência de ação penal contra Brito Miranda

Ação apura supostos atos ilícitos do ex-gestor em contrato firmado no ano de 2007 entre o Estado e a empresa Contersa, para execução de obras na rodovia TO-239

Brito Miranda é alvo de ação penal
Descrição: Brito Miranda é alvo de ação penal Crédito: Foto: Divulgação

A 1ª Procuradoria de Justiça, do Ministério Público Estadual, obteve êxito em Recurso Especial nº 1.592.801-TO, interposto junto ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), questionando decisão do Tribunal de Justiça do Tocantins que concedeu habeas corpus, resultando no trancamento da Ação Penal em desfavor do ex-secretário de Infraestrutura do Estado, José Edmar Brito Miranda.

 

Conforme informações da autora do recurso, a procuradora de Justiça Leila da Costa Vilela Magalhães, o ministro do STJ, Félix Fisher, acatou os pedidos do MPE e determinou o prosseguimento da Ação Penal que apura supostos atos ilícitos do ex-agente público em um contrato firmado no ano de 2007 entre o governo do Estado e a empresa Contersa, para execução de obras como terraplanagem e pavimentação asfáltica na rodovia TO-239, no trecho entre o entroncamento da BR-153 e a cidade de Tupiratins, com área de 44 quilômetros de extensão. Os prejuízos aos cofres públicos seriam no valor de R$ 11 milhões.

 

O ministro do STF destaca, em sua decisão, que ao contrário do que registrou o acórdão recorrido, “a denúncia expõe o nexo de causalidade entre a conduta do acusado e o resultado tipificado como peculato-desvio, na medida em que indica que o recorrido, na qualidade de Secretário Estadual de Infraestrutura, reconheceu como saldo a pagar valores correspondentes a serviços não prestados à Administração Pública, contribuindo, assim, para o esquema de desvio de dinheiro público”. 

 

O ministro ressaltou, ainda, o entendimento do STJ de que não é imprescindível na denúncia a individualização da conduta de forma pormenorizada, em situações de co-autoria, como se observa neste caso. 

 

O T1 Notícias entrou em contato com Brito Miranda, pelo telefone, mas não obteve sucesso. O espaço continua aberto para posicionamentos.

 

(Atualizada às 10h27 - Com informações da Ascom/MPE)

 

Comentários (0)