TAC da Unitins é prorrogado por 1 ano; posse do administrativo deve ser imediata

O deputado Amélio Cayres informou ao Portal que o TAC foi prorrogado por mais um ano. Reunião definiu ainda que a posse de aprovados no concurso administrativo deve ser imediata.

Reunião acertou a prorrogação do TAC
Descrição: Reunião acertou a prorrogação do TAC Crédito: Ascom/Unitins

A Universidade do Tocantins (Unitins) deve contratar novos professores para iniciar as aulas nos campi do interior do Estado nos próximos dias. A contratação será viabilizada com a publicação da prorrogação do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado entre a Unitins e o Ministério Público do Trabalho, que encerrava em março. É aguardada, por enquanto, a publicação da decisão pelo juiz.

 

A prorrogação do TAC pelo prazo de um ano foi definida em audiência nesta quarta-feira, 26, com representantes de várias instâncias de poder e acadêmicos da Unitins. A universidade já se encontrava impossibilitada de contratar professores para os campi do Bico do Papagaio e, a partir do próximo mês, a contratação seria proibida também para o campus de Palmas.

 

O deputado Amélio Cayres (SD) particpou da audiência e informou ao T1 Notícias que existe uma exigência da procuradora responsável para que seja cumprido o TAC e com a prorrogação o saldo é positivo para a Universidade e para os alunos, que tem previsão de início das aulas nos campi do interior para a próxima semana.

 

Sobre a prorrogação ainda ter que ser publicada pelo juiz, Amélio acredita que “tendo em vista que o impetrante é o Ministério Público do Trabalho, o juiz não terá dificuldades em homologar a decisão”.

 

Posse imediata para quadro administrativo

Outro problema enfrentado é a questão da posse dos professores e quadro administrativo aprovados nos últimos concursos da Unitins. Sobre isso, o deputado Amélio Cayres informou que houve a compreensão para que a posse dos aprovados do quadro administrativo da Unitins seja imediata e sobre a posse dos docentes o Estado irá manifestar no prazo de 15 dias.

 

“O Estado vai se manifestar sobre a posse dos profissionais e deve apresentar as informações da auditoria no prazo estipulado. Para o interior, o Estado ainda vai poder contratar os professores pelo prazo de um ano. Sem dúvida as aulas vão começar na próxima semana”, disse o deputado.

 

Estiveram presentes na reunião, além do deputado representando o Poder Legislativo, representantes do Ministério Público do Trabalho, da Unitins, do Estado e estudantes.

 

(Atualizada às 16h23)

Comentários (0)