Artesãs quilombolas do Tocantins participam de Missão Técnica à Bahia

Evento terá palestra ministrada pelo Sebrae sobre as experiências com capim dourado no estado

Durante os dias 29 e 30 de agosto, artesãs de comunidades quilombolas dos municípios de Mateiros e São Félix participarão de missão técnica, promovida pelo Sebrae Tocantins, ao Seminário da Cadeia Produtiva da Piaçava, na cidade de Nilo Peçanha, na Bahia.

 

A missão tem como objetivo promover a troca de experiências entre as artesãs tocantinenses, que manejam o capim dourado e os artesãos baianos, que manejam a piaçava, uma vez que são fibras semelhantes. O intercâmbio faz parte de uma parceria com a comunidade Quilombola de Nilo Peçanha, que em 2013 esteve em Missão Técnica na região do Jalapão e convidou as comunidades quilombolas de Ponte Alta e Mateiros/ Mumbuca a visitar a comunidade de quilombola da Bahia.

 

Durante o seminário, o Tocantins também irá participar através de palestra ministrada pela organizadora da missão e analista do Sebrae, Celina Soares, que terá como tema “Experiências do Capim Dourado em Tocantins – Indicação Geográfica”. Este intercâmbio faz parte do projeto Território da Cidadania do Jalapão, que pretende trazer aos quilombolas do estado, além de experiências relacionadas ao artesanato, exemplos de aplicações da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas que poderão ser empregadas no Tocantins.

 

Território da Cidadania

O projeto Território da Cidadania tem a missão de contribuir para a estratégia de desenvolvimento e de redução das desigualdades socioeconômicas. No Tocantins, são atendidas oito cidades na região do Jalapão, em que produtores rurais, artesãos e microempreendedores individuais recebem atendimentos coletivos e individuais, conhecimento sobre a implementação da Lei Geral nos municípios.

 

Essas atividades tem a finalidade melhorar o ambiente para o empreendedorismo, possibilitando o aumento dos níveis de emprego e renda nesses municípios.

 

 

Comentários (0)