Blitz educativa do Sebrae conscientiza sobre segurança no trânsito nesta 3ª

Ação tem como foco prevenir acidentes envolvendo pedestres na área urbana de Palmas

Em parceria com o Sebrae Tocantins, o Sest/Senat e a Secretaria Municipal de Acessibilidade, Mobilidade, Trânsito e Transporte realizam nesta terça-feira, dia 23, uma blitz educativa em frente à sede do Sebrae, em Palmas, com o intuito de sensibilizar os motoristas quanto à proteção dos pedestres. A ação, que acontece das 10 às 11h30, faz parte do movimento de conscientização no trânsito chamado de Maio Amarelo. O Sebrae é uma das instituições que já aderiu a esse movimento.

 

A blitz contará com apoio técnico e logístico de agentes de trânsito e voluntários do Programa Sebrae de Voluntariado, que irão colaborar na conscientização de pedestres e motoristas.  A pintura das faixas de pedestres já foi reforçada e as placas indicativas de faixa e de estacionamento prioritário foram substituídas. O intuito é melhorar a visibilidade de pedestres e motoristas quanto à sinalização.

 

Conforme dados do Relatório Global de Segurança no Trânsito 2013, elaborado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), 27% de todas as mortes no trânsito são protagonizadas por ciclistas e pedestres, sendo que em alguns países esse índice pode chegar a 75%, devido às negligências com a segurança.

 

De acordo com o supervisor de trânsito da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transporte (SMSTT), Zuilton Chagas, até o mês de agosto, foram contabilizados, no perímetro urbano de Palmas, dez acidentes com vítimas fatais, envolvendo pedestres. Boa parte destes acidentes causados por excesso de velocidade e/ou embriaguez.

 

Segundo a analista técnica do Sebrae, Flávia Cappellesso, a participação da instituição é importante pois “a segurança de clientes e fornecedores é fundamental para a instituição e essa ação traz benefícios a toda sociedade, com a sensibilização para a redução de mortes no trânsito”.

 

Comentários (0)