Clínica Oncológica faz bate papo com nutricionista sobre alimentação adequada

A ação é alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Câncer, comemorado nesta quinta-feira, 27 de novembro.

Nutricionista orienta sobre alimentação adequada
Descrição: Nutricionista orienta sobre alimentação adequada Crédito: Ascom

O dia Nacional de Combate ao Câncer foi criado em 1988 para ampliar o conhecimento da população sobre o tratamento e principalmente sobre a prevenção da doença. Um dos principais cuidados está relacionado ao estilo de vida e sobre tudo a alimentação. E foi pensando nisso que a Clínica Oncológica de Palmas promoveu na manhã desta quinta-feira, 27, um bate papo com a nutricionista Isabela Campos, que falou sobre os benefícios e prejuízos que um alimento pode causar ao organismo.

 

De acordo com a nutricionista é preciso ter muito cuidados com alimentos ricos em gorduras como, por exemplo, as carnes vermelhas, frituras, molhos com maionese, leite integral e derivados, bacon, presuntos, salsichas, lingüiças, mortadelas, e alerta também sobre os riscos do peito de peru, muitas vezes visto como um alimento saudável mas que na verdade esconde os mesmo riscos de qualquer outro produto da família dos embutidos. De acordo com o INCA, Instituto Nacional do Câncer INCA, esse alimentos se consumidos regularmente durante longos períodos de tempo, podem fornecer o tipo de ambiente que uma célula cancerosa necessita para crescer, se multiplicar e se disseminar, por isso devem ser evitados ou ingeridos com moderação.

 

Cuidados ao preparar os alimentos também é fundamental, pois o tipo de preparo do alimento influencia no risco de câncer. A recomendação é  adicionar menos sal na hora de fazer a comida, aumentando o uso de temperos como azeite, alho, cebola e salsa. De acordo com a Organização Mundial da Saúde o consumo de sal deve ser de até 5 g ou 2 g de sódio por dia, ou seja, o equivalente a uma tampa de caneta cheia. No supermercado uma dica importante é consultar a quantidade de sódio contida em cada alimento.

 

Ao fritar, grelhar ou preparar carnes na brasa a temperaturas muito elevadas podem ser criados compostos que aumentam o risco de câncer de estômago e coloretal. Por isso, métodos de cozimento que usam baixas temperaturas são escolhas mais saudáveis, como vapor, fervura, ensopado, guisado, cozido ou assado.

 

Ainda de acordo com a nutricionista Isabela Campos é importante também ficar de olho ma balança e tentar se manter sempre no peso. Comer mais verduras, aumentar consumo de água e diminuir consumo de pão e manteiga, substituindo sempre que possível pelo azeite. Uma dica que a nutricionista dá é encher uma forminha de gelo com azeite de oliva, depois de resfriado, os cubinhos ficam no ponto ideal para passar no pão ou torrada. Experimente! 

 

Parceria

Na ocasião foram distribuídos também demonstrativos de produtos da Quavi – empresa especializada na comercialização de produtos saudáveis em Palmas.

Comentários (0)