Com demanda crescente, Unimed Palmas incentiva colaboradores a doarem sangue

Compartilhando essa ideia, a Unimed Palmas já começou a fazer a sua parte, mobilizando seus colaboradores a doarem sangue. A campanha acontecerá no dia 3 de dezembro

Unimed incentiva doação de sangue
Descrição: Unimed incentiva doação de sangue Crédito: Divulgação

No dia 25 de novembro é celebrado o Dia Nacional do Doador de Sangue, e como todos os anos, o Ministério da Saúde incentiva campanhas de doação. Segundo dados do Ministério, cada vez mais a demanda por sangue aumenta nos hemocentros, são coletadas por ano 3,5 milhões de bolsas de sangue no Brasil, quando o ideal seria 5,7 milhões. Os números mostram que se cada pessoa doasse duas vezes ao ano, não faltaria sangue para transfusão no país.

 

Compartilhando essa ideia, a Unimed Palmas já começou a fazer a sua parte, mobilizando seus colaboradores a doarem sangue. A campanha acontecerá no dia 3 de dezembro, das 07h30 às 12h. O presidente da Unimed Palmas, Ricardo do Val Souto, diz que a cooperativa valoriza ações de responsabilidade social o ano todo, e que busca novamente com esta campanha, conseguir o maior número de doadores possíveis. “Nós da área da saúde sabemos o valor da doação de sangue para uma vida que está em risco, e as outras pessoas também precisam saber disso, o sangue é um bem valioso que pode ser compartilhado, sem nenhum prejuízo para o doador, mas infelizmente, alguns só percebem isso quando precisam dele, essa é uma visão que temos que mudar”, disse o presidente.

 

Outras informações importantes

Para doar sangue é necessário - Sentir-se bem, com saúde; apresentar documento com foto, válido em todo território nacional; ter entre 18 e 65 anos de idade; ter peso acima de 50Kg.

 

Recomendações para o dia da doação - Nunca vá doar sangue em jejum; faça um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior à doação; não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores; evitar fumar por pelo menos 2 horas antes da doação; evitar alimentos gordurosos nas 3 horas antecedentes a doação; Interromper as atividades por 12 horas as pessoas que exercem profissões como: pilotar avião ou helicóptero, conduzir ônibus ou caminhões de grande porte, subir em andaimes e praticar paraquedismo ou mergulho.

 

Quem não pode doar- Quem teve diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade; mulheres grávidas ou amamentando; pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas; usuários de drogas; aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativos.

 

Comentários (0)