Curso na UFT capacitará Povo de Terreiro do Tocantins sobre Afrobioética

A capacitação introdutória em AFROBIOÉTICA para Povo de Terreiro acontece entre os dias 25 e 30 deste mês...

Visando instrumentalizar o Povo de Terreiro para qualificadamente alterar a esfera pública das Tradições de Matriz Africana e Afro-Indígena, será ofertado de 25 a 30 de agosto, um curso de capacitação introdutória em AFROBIOÉTICA para o Povo de Terreiro da cidade Palmas e adjacências. É tarefa igualmente do curso, habilitar adeptos das Tradições Afros para atuarem mediante massa crítica nos Conselhos Municipais de Saúde e nos Comitês de Bioética de Hospitais, Universidades (controle afrosocial), etc.

 

Ofertado pela EGBÉ ÒRUN ÀIYÉ (Associação Afro-Brasileira de Estudos Teológicos e Filosóficos das Culturas Negras) pela Associação Nacional de Teólogos e Teólogas Afro centrados/as da Tradição de Matriz Africana, Afro-Umbandista e Indígena, bem como pela Escola de Filosofia e Teologia Afro centrada (ESTAF) em parceria com a Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde, núcleo Pará, a capacitação visa abordar os pressupostos éticos e morais da vida humana e em geral de acordo com visão de mundo dos povos africanos trazidos para o Brasil compulsoriamente.

 

O curso sobre AFROBIOÉTICA é uma proposta que visa trazer à tona a gama axiológica e pressupostos ontológicos negro-africanas para dialogar com as demandas contemporâneas no que concerne a doação de órgãos, transplantes, aborto, os tratamentos de fertilização, clonagem, células-troncos, embriões e afroética, Afrobioética e pesquisas com seres humanos, Afrobioética e mulheres negras e de Terreiros, pressupostos afrofilosóficos e afroteológicos, afrobiodireito, pressupostos civilizatórios africanos e a dignidade humana, questões de identidade de gênero de acordo com os postulados da cosmovisão africana, entre outros conteúdos que serão abordados no curso. 

 

A palavra Bioética é uma bricolagem advinda de ética e vida (bio) significando grosso modo “ética da vida” ou ética aplicada à vida. Quando se acrescenta mais uma palavra aqui no caso “afro” antecedendo a bricolagem e por sua vez compondo uma tríplice (tri) colagem visa situar a África, como nascedouro do ser humano, berço da civilização e o Egito africano como a fonte da civilização ocidental (NASCIMENTO, Elisa Larkin. Introdução às antigas civilizações Africanas. In: ___. A matriz africana no mundo. São Paulo: Selo Negro, 2008, p. 56).

 

O facilitador da capacitação é Prof. Jayro Pereira de Jesus (Ògìyán Kalafò Olorode), Teólogo de Formação e Teólogo Afrocentrado de Visão Mundo Africana, Afro-Umbandista e Indígena, Licenciado em Ciências Religiosas e Presidente da ATRAI.

 

Evento: Capacitação Introdutória em AFROBIOÉTICA para Povo de Terreiro

Data: 25 a 30/08 de 2014

Horário: Tarde e noite

Local de realização: Universidade Federal do Tocantins – Campus de Palmas

Mais informações:

Com Profª Mírian Tesserolli – (63) 8487-4069 (oi)/8119-6583 (tim) e Prof. Jayro Pereira - (51) 9545-0231/8507-2170/9464-0319/8325-1350 ou 3224-8786 (residência)

 

Comentários (0)