Em Palmas, escola realiza atividades alusivas ao Dia Mundial da Filosofia

Com o tema "Convivência: Como somar num mundo em conflito?", o evento gratuito acontece nesta sábado com painel, palestras, exposição de fotografias e recital de poesias

A Organização Internacional Nova Acrópole celebra no próximo dia 19 de novembro, o Dia Mundial da Filosofia, com atividades nos mais de 50 países em que está presente e em suas 80 sedes no Brasil. A data foi instituída pela UNESCO desde 2005, como forma de valorizar o papel da filosofia para o desenvolvimento do pensamento humano em cada cultura e cada indivíduo, sustentando que o pensamento crítico ajuda a dar sentido à vida e às ações realizadas no contexto internacional.

 

Este ano, o tema será "Convivência: Como somar num mundo em conflito?". O objetivo é mostrar como as relações humanas e o respeito entre diferentes culturas, povos e crenças pode apoiar o desenvolvimento social, político e econômico. "Essencialmente, o desenvolvimento se baseia na promoção da pessoa humana e do seu conjunto de relações consigo mesma e a sociedade onde vive. São laços de confiança e respeito, empatia e ajuda mútua que permitem que as pessoas se unam em torno de projetos comuns que gerem civilidade e desenvolvimento em todos os campos", afirma o diretor da Nova Acrópole no Brasil, Luís Carlos Marques. 

 

"É na riqueza de trocas entre as pessoas que as ideias surgem, novos projetos nascem e é possível fazer a sociedade avançar em termos de conhecimento e progresso científico e tecnológico. O sectarismo e isolamento geram guetos e conflito que atrapalham o desenvolvimento das instituições", aponta.

 

Para ele, um dos grandes problemas do mundo atual é a contradição entre o avanço nas comunicações e os crescentes problemas de depressão e violência. "Infelizmente, as relações são superficiais. Quando as pessoas sabem se relacionar, geram mais vida e criatividade e conseguem crescer e promover o desenvolvimento comum em todos os níveis", explica.

 

Em Palmas, as atividades comemorativas ao Dia Mundial da Filosofia serão gratuitas e acontecerão na sede da Escola de Filosofia Nova Acrópole, no sábado, 19 de novembro, a partir das 18h30. 

 

A programação será aberta com o painel “Como eu penso?” que contará com a participação de artistas, cientistas e filósofos e suas reflexões sobre a convivência.

 

A palestra magna “Convivência: Como Somar num Mundo em Conflito?” será ministrada pelo professor Vítor Pedroso Sisterolli, coordenador da Nova Acrópole no Tocantins.

 

O evento contará também com apresentação do Recital de Poesias, onde terá textos de autores renomados e locais.

 

Às 19h30, será anunciado o resultado do concurso nacional de fotografia “O Olhar do Pensador: Fotografando ideias”. O concurso nacional contou com a participação de fotógrafos amadores e profissionais que procuraram buscar no cotidiano um olhar sobre a Convivência.  A divulgação dos trabalhos ganhadores se fará por meio de exposições em todo o Brasil.

               

A programação completa do evento em todo o Brasil pode ser conferida em: www.diamundialdafilosofia.com.br

 

Sobre Nova Acrópole:

Nova Acrópole é uma organização internacional de caráter filosófico, cultural e voluntário que atua há 59 anos na promoção do estudo da filosofia de maneira prática, buscando fazer com que os ensinamentos das obras clássicas sejam debatidos no mundo contemporâneo, por tratarem das grandes questões humanas, como convivência, civilidade, desenvolvimento das potencialidades individuais e a construção de uma sociedade melhor.

 

Com este propósito de promover a reflexão e o crescimento do ser humano, desde 2005, Nova Acrópole celebra o Dia Mundial da Filosofia com seminários, apresentações artísticas e exposições em eventos por todo o Brasil. Em 2016, Nova Acrópole mais uma vez promove as celebrações do Dia Mundial da Filosofia, dentro do espírito de gerar reflexão sobre os desafios vividos pelo homem e a mulher contemporâneos.

 

 

Informações:

Nova Acrópole: Av. Teotônio  Segurado, 601 Sul.

Telefone: 63-984427676 / 63-3217-7094

Comentários (0)