Estudante da zona rural representa o Tocantins no Parlamento Jovem Brasileiro

De acordo com o PL da estudante, institui-se a redução de gastos públicos com o sistema prisional destinando a projetos sociais parte dos recursos que iriam para a manutenção de presídios

Secretária da Educação instrui estudante
Descrição: Secretária da Educação instrui estudante Crédito: Ascom

A estudante Amanda Carmo Nascimento, 16 anos, participa do Parlamento Jovem Brasileiro, sendo a representante do Tocantins na edição deste ano do programa. As atividades têm início nesta segunda-feira, 22, em Brasília (DF), e seguem até o próximo dia 26 reunindo alunos de todo o País. Para participar, Amanda escreveu uma proposta de projeto de lei que foi selecionada entre outras proposições inscritas por outros 160 estudantes no Estado. De acordo com a minuta elaborada pela estudante, institui-se a redução de gastos públicos com o sistema prisional destinando a projetos sociais parte dos recursos que iriam para a manutenção de presídios.

 

Amanda tem 16 anos e cursa a 3ª série do ensino médio no Colégio Estadual Doutor Ulisses Guimarães em Esperantina, a 680 km de Palmas, na região do Bico do Papagaio. Ela mora com os pais na zona rural do município, a cerca de 10 Km da cidade. “Eu não esperava ter sido escolhida como o melhor projeto do Tocantins e fiquei muito feliz com isso. Espero representar bem o meu estado na Câmara dos Deputados”, disse ela à secretária de Estado da Educação e Cultura, Adriana Aguiar. Amanda foi recebida pela secretária na noite da última sexta-feira, 19, quando havia chegado a Palmas, vindo de Esperantina.  A estudante embarcou ontem, 21, com destino a Brasília.

 

Em sua visita à sede da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), Amanda contou que foi seu professor de Sociologia, Gleisson Gomes, quem a incentivou a participar do programa, tendo levado para a sala de aula a atividade onde os alunos escrevessem sobre uma proposta que acreditassem que atenderia ao interesse público e que poderia se tornar lei. “Na minha cidade não tem presídio, mas pesquisei na internet sobre o assunto e conversei com algumas pessoas para elaborar a proposta”, disse a estudante.

 

Na companhia de Amanda, a secretária Adriana telefonou para o professor citado pela aluna para parabenizá-lo. “Acredito que as iniciativas que despertem nos alunos o interesse por uma postura cidadã merecem respeito e reconhecimento, por isso fiz questão de falar com o professor hoje mesmo, juntamente com a Amanda, para parabenizá-lo e incentivá-lo a continuar este trabalho que demonstra sua dedicação e gosto pela profissão de educador.”, disse a secretária.

 

A participação dos estudantes tocantinenses em programas como o Parlamento Jovem Brasileiro tem sido incentivada pela Seduc. “Programas como este são relevantes para que nossos alunos conheçam a rotina parlamentar e vivenciem esse momento com alunos do Brasil inteiro. A Amanda é uma dos muitos alunos das escolas estaduais que têm um futuro promissor”, destacou Adriana.   

 

 

O programa

O objetivo do programa é possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares brasileiras a vivência do processo democrático na Câmara dos Deputados. O número de estudantes que participam de cada edição do Parlamento Jovem Brasileiro é proporcional à quantidade de membros da bancada de cada Estado. Unidades da Federação com oito deputados federais, como é o caso do Tocantins, têm um estudante representando seu respectivo Estado. 

 

Durante as atividades esta semana em Brasília, Amanda e os outros estudantes selecionados poderão experimentar e acompanhar a rotina dos parlamentares no desempenho de suas funções. Os projetos elaborados por ela e pelos demais participantes poderão ser adotados por algum parlamentar. Conforme informações da Câmara dos Deputados, o trâmite das proposições apresentadas pelos alunos se dá, na medida do possível, de acordo com as normas regimentais vigentes da referida Casa de Leis. (Colaborou Cléo Oliveira / Seduc)

 

 

Comentários (0)