Grupos de artesãos do TO vão participar de curso de design em artesanato

Consultorias tecnológicas pretendem aprimorar o trabalho das artesãs do estado e introduzi-los de forma efetiva no mercado nacional

Dez grupos de artesãos do Tocantins irão participar de consultorias tecnológicas com o tema “Design - Desenvolvimento e Criação de Coleções de Novos Produtos”, que acontece em todo o estado entre os dias 21 de outubro e 1º de dezembro. A ação é organizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) em parceria com o Sebrae Tocantins e visa fortalecer o desempenho das atividades comerciais de produtos artesanais.

 

O evento, que acontece nas cidades de Xambioá, Tocantinópolis, São Salvador, Paranã, Ananás, Dianópolis, Lagoa da Confusão, Lageado, Aguiarnópolis e nas comunidades quilombolas Mumbuca e Prata, irá contar com a participação de especialistas em design artesanal como Heloísa Crocco (Crocco Studio Design), Juliane Gosch e Renato Imbroisi. Além disso, os artesãos também receberão consultoria em gestão, a fim de estarem aptos a administrar de forma efetiva preços, vendas, lucros e gastos da comercialização de seus produtos.

 

“Essa ação é de extrema importância para a cadeia produtiva do artesanato. O conhecimento transmitido por esses designers irá contribuir para agregar melhor valor ao produto artesanal do Tocantins”, afirma a assessora técnica do Senar, Kátia Rocha.

 

Segundo a analista do Sebrae e coordenadora das consultorias tecnológicas, Ana Paula Cunha, a ação irá tornar o artesanato tocantinense, que ainda é pouco valorizado, competitivo no mercado nacional. “A maioria das peças é boa, mas não tem um acabamento adequado e as coleções não são viáveis no mercado fora do estado. O artesanato do Tocantins precisa ir para o mercado como empresa e tem que dar lucro para o artesão”, explica.

 

Ainda segundo Ana Paula, os artesãos do estado produzem o artesanato como um hobby ou forma de obter uma renda extra, sem haver muita preocupação com a introdução de seus produtos no mercado. As consultorias em design e gestão irão favorecer a profissionalização desses artesãos, apresentando uma coleção de novos produtos e contribuindo para a sustentabilidade e o fortalecimento dos pequenos empreendimentos artesanais.

 

Comentários (0)