Produção audiovisual independente é tema de encontro em Palmas, nesta 2ª

Palmas debaterá sobre linha de produção de conteúdos destinados as TVs públicas

Nesta segunda-feira, 26, acontece em Palmas uma reunião  visando discussão em torno da regionalização da produção audiovisual independente, promovido pelo Escritório da Regional Norte da unidade técnica de execução da linha de produção de conteúdos destinados as TVs públicas, com apoio da TVE Tocantins (Redesat) e da Prefeitura de Palmas, por intermédio da Fundação Cultural de Palmas (FCP).  A reunião acontecerá  no Cine Cultura Sala Sinhozinho, a partir das 18 horas. 

 

Durante o encontro, realizadores e produtores independentes do Tocantins poderão tirar suas dúvidas e conhecer melhor o edital do Programa Brasil de Todas as Telas, ação governamental que visa transformar o País em um centro relevante de produção e programação de conteúdos audiovisuais. O programa de financiamento ao audiovisual da história do País oferece uma linha inédita, aplicando R$ 12 milhões para cada região, investimento para produção de conteúdos destinados a TVs públicas, TVs universitárias, comunitárias e educativas, serão horas de programação em série de ficção, documentário e animação. 

 

O encontro em Palmas contará com a presença de Aldemar Matias, coordenador do Escritório Regional Norte/Linha de Produção de Conteúdos destinados às TVs Públicas, e João Gonçalves, gerente executivo regional (Centro Oeste Norte) da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

 

FCP

Há dois anos a Prefeitura de Palmas, através do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), iniciou uma política de fomento ao setor do audiovisual e agora com o Procine Palmas, que será lançado no próximo dia 27 de janeiro. Nesse momento a Fundação Cultural de Palmas entende que seu papel é fundamental no processo de mobilização e incentivo aos produtores locais do audiovisual, no sentido de que é necessário estimular uma ampla participação, dando condições para que as informações possam chegar de forma correta para um maior número de interessados.

 

Segundo a presidente da Fundação Cultural de Palmas, Eliane Campos, este momento é de suma importância por ser de interesse da instituição estabelecer um dialogo sobre a linha de produções destinadas às TVs Públicas. "Nós somos apoiadores do audiovisual local e temos que discutir produção, distribuição, circulação e a ocupação da grade local das emissoras públicas com conteúdos regionais. A FCP tem um papel central nesse processo”, finalizou.

 

Os interessados no desenvolvimento de conteúdos independentes para a destinação inicial ao campo público de televisão estão convidados a participar desta reunião que será operacionalizada em parceria com a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, Agência Nacional de Cinema  (ANCINE) e Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

 

Comentários (0)