Programa do Sebrae leva educação empreendedora a alunos do interior do Estado

Objetivo é fomentar o empreendedorismo nas escolas...

29 educadores participam
Descrição: 29 educadores participam Crédito: Ascom

Cada vez o mercado de trabalho exige da sociedade uma formação empreendedora, inclusive na infância. Sendo assim, capacitações referentes ao programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) estão acontecendo no município de Peixe, localizada a 302 km de Palmas, entre os dias 14 e 16 de abril, para vinte e nove educadores do 1º ao 5º ano das escolas municipais São José e Mestre Francisco Ribeiro.

O objetivo do programa, que é uma iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em parceria com os municípios, é despertar características empreendedoras em estudantes desde a infância. Em Peixe, a finalidade é fazer com que o professor compreenda e vivencie o conteúdo e a metodologia do curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos e repasse em seguida aos seus alunos.

“Por meio de capacitações realizadas por consultores do Sebrae, os professores irão repassar os conteúdos de maneira transversal aos alunos ao longo do ano”, explica o gerente do núcleo regional sul, José Carlos de Bessa. Segundo José Carlos, a instituição fornece aos municípios livros do educador e do educando e ao final de cada ano é realizada uma grande feira com os produtos planejados e produzidos pelos alunos estimulando assim o empreendedorismo.

No Tocantins, 18 municípios já aderiram ao programa. Para este ano a meta é atender cerca de 17.700 mil alunos nos ensinos fundamental, médio e superior.

 

O projeto

O curso é uma iniciativa do Sebrae e foi criado há mais de 10 anos em São Paulo. O projeto visa preparar crianças e adolescentes para o mercado de trabalho seja seguindo carreira em uma empresa, seja abrindo o próprio negócio. Na metodologia do curso, os alunos interagem e vivenciam experiências que estimulam a vontade e o interesse em planejar e empreender.

O curso é alicerçado nos eixos centrais: comportamento empreendedor e plano de negócios. De forma transversal, também são trabalhadas a cultura da cooperação, a cultura da inovação, a ecosustentabilidade e a ética e cidadania.

 

Agenda para próximos municípios:

Aliança do Tocantins:

24 a 26/04/2014 – Escola Municipal Duque de Caxias

Cariri do Tocantins:

28 a 30/04/2014 – Escola Municipal Divina Ribeiro Borges

 

Comentários (0)