Atitudes sustentáveis são destaques Semana do Meio Ambiente

O evento é uma realização da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Palmas (Semdu).

Semana do Meio Ambiente começa segunda
Descrição: Semana do Meio Ambiente começa segunda Crédito: Tiago Sá/ATN

Com o tema “Um passo para sustentabilidade”, o Governo do Tocantins dá início nesta segunda-feira, 3, à programação da 19ª Semana do Meio Ambiente do Estado do Tocantins e 8ª Semana do Meio Ambiente de Palmas. A programação é realizada em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho; e ao Dia Nacional da Educação Ambiental, 3 de junho.

O evento é uma realização da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Palmas (Semdu), em parceria com ONGs, associações e empresas privadas. A programação une atividades educativas, culturais e esportivas com o objetivo de atingir os mais diversos públicos em torno da temática ambiental.

Para o secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Alan Barbiero, apesar das ações de educação ambiental acontecerem durante todo o ano e de forma transversal, durante a Semana do Meio Ambiente há um esforço maior para que as pessoas assumam atitudes sustentáveis no seu cotidiano. “Esse é um período em que falamos para as pessoas sobre cuidados gerais que elas devem ter com o meio ambiente para que evitem a poluição, o desmatamento e a degradação ambiental”, disse.

 

Conscientização

 

O objetivo do evento é estimular a reflexão e atitude da comunidade em prol da conscientização ambiental, de forma que as pessoas incorporem atitudes sustentáveis no seu cotidiano, sempre focando a temática “um passo para a sustentabilidade”. Além das palestras e oficinas, a programação vai trazer ainda eventos esportivos como a Pedalada Ecológica; culturais, como mostra de filmes com temáticas ambientais; e educacionais, como o lançamento do projeto Ecopontos nas escolas de Palmas e oficinas de reciclagem. “Com o foco na sustentabilidade, pretendemos evidenciar que as pessoas precisam se conscientizar de que nós somos parte do meio ambiente, dependemos dele para viver”, explicou a assessora executiva de Desenvolvimento Sustentável, Hélia Pacheco.

 

Programação

 

As atividades da semana serão realizadas em Araguaína, Porto Nacional e Palmas. Na capital, a programação abrange regiões como o Taquari, Taquaruçu, Arnos e centro da cidade.

A abertura oficial da semana está marcada para 8h, no auditório da Unitins, em Palmas. Durante o período da manhã, haverá a solenidade com a presença de autoridades, lançamento e distribuição de livros, e palestra sobre os avanços das políticas ambientais no Brasil, com a analista ambiental do Ministério do meio Ambiente, Nadja Janke.

A programação completa pode ser conferida no site (www.semades.to.gov.br)

Comentários (0)