Fórum das Águas debate o turismo e o desenvolvimento sustentável

O objetivo do Fórum é promover um amplo debate entre sociedade e poder público, sobre o uso racional e sustentável dos recursos hídricos para o desenvolvimento do Estado.

Com o tema “As perspectivas e desafios para o desenvolvimento do turismo no Tocantins”, a turismóloga e servidora pública, Tânia Roure, da Agência de Desenvolvimento Turístico do Tocantins – Adtur debateu e questionou os rumos do turismo no Tocantins, durante a participação no Fórum das Águas na manhã dessa quarta-feira, 24.

 

A palestra foi realizada no terceiro dia de discussões do Fórum, dentro do painel sobre “Usos Múltiplos dos Recursos Hídricos”, na 1ª edição do Fórum das Águas do Tocantins. O evento conta com o apoio do Governo do Estado e é realizado pela Organização Jaime Câmara.

 

De acordo com Roure, o turismo está fundamentado em quatro pilares: econômico, político, ambiental e sócio-cultural e não é possível falar sobre turismo sem falar de sustentabilidade. “Para trabalharmos o turismo sustentável temos que pensar o presente e o futuro. Precisamos reorganizar nossos padrões de comportamento, de consumo, uma mudança significativa e verdadeira, pois somente assim poderemos trabalhar com o turismo sustentável, que gere benefícios e renda todos os segmentos envolvidos na cadeia turística, preservando e protegendo”, ressaltou Tânia, durante a palestra.

 

O Governo do Estado, por meio da Adtur, tem trabalhado na busca do denvolvimento de um turismo sustentável onde a comunidade seja inserida no processo e tenha benefícios diretos, destacou Tânia.

 

Entras os principais temas em discussão nesta quarta-feira estavam: o plano de usos e ocupação de reservatórios, a importância e as possibilidades da diversificação da economia rural e industrial no Tocantins e a produção e conservação de água na produção de alimentos.

 
 

Fórum

O Fórum das Águas acontece desde segunda-feira, 22, no anfiteatro do Colégio São Francisco, em Palmas. O evento reúne representantes de órgãos públicos e pessoas interessadas em discutir a questão hídrica no Estado. Na tarde desta quarta-feira, 24, foi realizado o último painel do Fórum e a assinatura da 1ª Carta das Águas, que deve contar um resumo dos principais pontos abordados nos debates. (Assessoria)

 

Comentários (0)