Fórum de Mudanças Climáticas define atuação do colegiado para 2013

eunião Ordinária do colegiado. Na oportunidade, além da posse de substitutos dos representantes de cinco instituições para compor a organização, no biênio 2012/2014.

Fórum Estadual de Mudanças Climáticas
Descrição: Fórum Estadual de Mudanças Climáticas Crédito: Manoel Júnior

Os membros do Fórum Estadual de Mudanças Climáticas (FEMC) do Tocantins reuniram-se nesta quarta-feira, 28, na sede da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades) para realizarem a 3ª. Reunião Ordinária do colegiado. Na oportunidade, além da posse de substitutos dos representantes de cinco instituições para compor a organização, no biênio 2012/2014, foi definido os campos de atuação que deverão ser assumidos no próximo ano.

A nova secretária executiva do FEMC, Ana Raquel Agra, avaliou a reunião e falou da perspectiva do colegiado para o próximo exercício. “Após a reativação do Fórum com a posse dos membros, ainda no primeiro semestre deste ano, tivemos um encontro, onde houve a oportunidade de oferecermos nossa contribuição à fase de consulta pública dos Planos Setoriais do Governo Federal. E em seguida, numa primeira reunião extraordinária, coletamos subsídios para implementar o relatório de sustentabilidade GRI (Global Reporting Initiative) da Semades e do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). No encontro de hoje, além da entrega dos termos de posse dos representantes substitutos, fundamentalmente debatemos o campo de atuação que o FEMC deverá assumir e as atividades que deverão ser desenvolvidas em 2013. Então definimos quais os temas serão prioritários, com base no anseio da população e que os representantes entendem que deve ser desenvolvidos pelo colegiado, no ano que vem”, pontuou a secretária executiva.

Raquel Agra destacou ainda, que foi levantada uma série de propostas, desde a questão dos resíduos sólidos, da coleta seletiva, da arborização urbana e da eficiência energética dos edifícios públicos, até a questão dos desmatamentos e das queimadas, que no seu ponto de vista, continua sendo os maiores responsáveis pela quantidade de emissões de gases no Tocantins, provocadores de efeito estufa.

Novos membros

Conforme a Portaria Semades nº 63, de 04 de outubro de 2012, foram nomeados para compor o Fórum Estadual de Mudanças Climáticas - FEMC/TO, no biênio de 2012/2014, em substituição aos representantes de suas respectivas instituições, a nova representante da Semades, Ana Raquel Santos Agra, para a função de secretária executiva, para representante suplente da Secretaria da Saúde, Isis Graziela Araújo Monford, para representante titular da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins-FAPT, Vilma Borges de Moura Perini e como suplente, Vinícius Praxedes, para representar a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins - FAET, como titular Luciano Felix Czapski e Sani Jair Garay Naimayer como suplente e da Associação Tocantinense de Municípios- ATM, a representante suplente Luciele Roquete de Araújo.

Fórum Estadual de Mudanças Climáticas (FEMC)

O Fórum Estadual de Mudanças Climáticas (FEMC) é um órgão colegiado consultivo, instituído pelo Governo do Estado em 2007, reestruturado e reativado em 2012, que visa definir estratégias de enfrentamento das mudanças do clima, por meio da mobilização e conscientização da sociedade.

Relatório de Sustentabilidade GRI

O Projeto Elaboração do Relatório de Sustentabilidade GRI (Global Reporting Initiative), iniciado em julho de 2012 pela Semades, tem como objetivo a elaboração de um relatório para a divulgação do desempenho ambiental, social e de governança da Pasta, tendo como referência os anos de 2010 e 2011.

O GRI é considerado um dos modelos mais difundidos e utilizados a nível mundial para a descrição do desempenho ambiental, social e econômico das organizações. Além de ser uma das referências mundiais em elaboração de relatórios de sustentabilidade, o GRI é um núcleo oficial de colaboração do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

 

Comentários (0)