Projeto Rondon Tur-Ambiental atuará nas praias do Tocantins

O objetivo é dar suporte técnico aos municípios e fortalecer a educação ambiental nas praias, contribuindo para o desenvolvimento das atividades turísticas sustentáveis

Projeto atuará nas principais praias
Descrição: Projeto atuará nas principais praias Crédito: Nacim Borges

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Tocantins (Semades), em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFTO), dão início nessa sexta-feira, 5, ao Projeto Rondon Tur-Ambiental. O projeto será executado durante a programação da Temporada de Praias 2013, sendo uma das ações do programa “Tocantins de Braços Abertos”.

O objetivo é dar suporte técnico aos municípios e fortalecer a educação ambiental nas praias, contribuindo para o desenvolvimento das atividades turísticas sustentáveis, com uma visão voltada para proteção das águas e destinação adequada dos resíduos sólidos, por meio do intercâmbio cultural e técnico de estudantes, municípios e Governo do Estado.

Estudantes e professores vão dar apoio em atividades como atendimento em postos de saúde e Centros de Atendimento ao Turista (CAT); segurança alimentar nas barracas comerciais; sensibilização e monitoramento ambiental nas áreas de camping; atividades de esporte e lazer.

Para Murilo Marcolini, diretor de Recursos Hídricos da Semades e um dos coordenadores do projeto, será uma oportunidade de agregar valores socioambientais às atividades turísticas. “Aproveitando um momento de lazer, vamos conscientizar sobre a importância de manter as praias limpas para que no futuro continue havendo um local preservado”, comenta.

Segundo o diretor, ao levar o Projeto Rondon Tur-Ambiental para as praias, a secretaria buscou desenvolver uma iniciativa que reforçasse a educação ambiental com a participação da universidade junto à comunidade. Além disso, visa despertar nos universitários a preocupação com o meio ambiente trazendo à tona a importância de estabelecer atividades de desenvolvimento sustentável, assim eles se tornam multiplicadores em seu cotidiano.

Programação

Em todos os fins de semana,de 05 a 28 de julho, 210 agentes ambientais estarão presentes em 14 praias do estado: Araguacema, Araguatins, Araguanã, Babaçulândia, Caseara, Filadélfia, Formoso do Araguaia, Lagoa da Confusão, Novo Acordo, Paranã, Pedro Afonso, Peixe, Porto Nacional e Tocantinópolis.

Os universitários vão trabalhar como multiplicadores ambientais, levando aos usuários de praias a conscientização ambiental, através de rápidos diálogos, entrega de sacolas, panfletos educativos e teatros. Também serão realizadas competições esportivas com as crianças para incentivar a prática da coleta seletiva, reciclagem e plantio de árvores para recuperação de córregos assoreados.

Comentários (0)