Projetos e programas do CNA/Senar conciliam produção e conservação ambiental

A CNA e o Senar desenvolvem no Tocantins programas e ações voltados à preservação, conciliando produção e conservação do meio ambiente

Nascente na cidade de Aurora do Tocantins
Descrição: Nascente na cidade de Aurora do Tocantins Crédito: Foto: Ascom

Água, solo e clima são recursos essenciais para a realização de atividades agropecuárias.  Portanto, a conservação ambiental faz parte da rotina diária do produtor, na lida por uma boa safra ou pela saúde e qualidade da produção animal. Em razão da importância da conscientização e preservação ambiental, o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no último domingo, 5, é uma data que merece ser destacada. A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) desenvolvem programas e ações voltados à preservação, conciliando produção e conservação do meio ambiente.

 

Na CNA, estas ações estão ligadas à Comissão Nacional do Meio Ambiente (CNMA) e a Subcomissão Nacional dos Recursos Hídricos, desenvolvidas na Coordenação de Sustentabilidade, e têm como objetivos definir o posicionamento do setor em assuntos relativos ao desenvolvimento sustentável e subsidiar as suas decisões com estudos, pesquisa e projetos. São formadas por representantes das Federações de Agricultura e Pecuária dos estados, contando ainda com a participação de outras entidades integrantes da cadeia produtiva da agropecuária. As Comissões são assessoradas por uma equipe de técnicos, nas diversas áreas temáticas, que ainda têm a responsabilidade de assessorar a Diretoria Executiva da CNA e às Federações.

 

A Comissão acompanha também ações sobre as normas ambientais brasileiras; atua na criação de parcerias para recuperação e uso sustentável de áreas protegidas (APPs e RL); acompanha a elaboração de instrumentos normativos, junto ao poder executivo e representa o setor agropecuário brasileiro em acordos internacionais em questões relacionadas ao meio ambiente.

 

Para o presidente da Comissão, Rodrigo Justus de Brito, “a Comissão é a instância onde são debatidos os posicionamentos do setor que a CNA representa e são definidos os rumos das ações relacionadas à agropecuária no que tange o desenvolvimento sustentável”.

 

05 de junho - Em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, capital da Suécia, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, que passou a ser comemorado todo dia 05 de junho. A data foi escolhida para coincidir com a realização da conferência e tem como objetivo principal chamar a atenção de toda a população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.

 

Conheça abaixo um pouco a respeito de cada projeto desenvolvido e acompanhado pela Comissão Nacional do Meio Ambiente:

Avaliação da Pegada Hídrica em Pecuária de Corte e Leite – visa estabelecer sistemas de referência e gerar dados e informações relacionadas ao uso e consumo de água. Estão sendo monitorados os seguintes sistemas: sistema de produção de leite a pasto, sistema de confinamento de gado de corte e plantas agroindustriais – laticínio e abatedouro. Este projeto tem âmbito e impactos nacionais e está sendo coordenado pela Embrapa Pecuária Sudeste, em São Carlos, (SP). O processo de definição da Pegada Hídrica tem 4 fases: definição do escopo, cálculo da pegada, adaptação local e medidas de eficiência. O projeto encontra-se na terceira fase.

 

Avaliação de Pegada Hídrica na Irrigação visando ao aumento de competitividade da agricultura e da segurança hídrica nacional - esta linha de pesquisa propõe novos estudos que fornecerão uma melhor e adequada escala de monitoramento da água na agricultura irrigada enfatizando as vantagens competitivas da agricultura brasileira. Está em processo de captação de recursos e busca de parcerias junto à academia.

 

Projeto Alimentos Sustentáveis - propõe discutir a importância da produção agrícola como estratégia de desenvolvimento social, econômico e ambiental, contribuindo para a segurança alimentar. Está previsto, para este ano, um evento internacional para debater o tema, trazendo a experiência de países e pesquisadores referência no assunto.

 

Projeto Capacitação do Produtor para Integrar os Comitês de Bacias Hidrográficas - os Comitês de Bacia foram criados visando à efetiva implantação, no Brasil, da gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos. A participação dos produtores rurais nos Comitês de Bacia é imprescindível para que o fundamento da gestão compartilhada e participativa seja respeitado. Está sendo integrado a outro projeto de âmbito maior que busca capacitar o produtor rural na tecnologia de irrigação. Deverá ser aprovado até julho deste ano e conta com a parceria do Ministério da Integração Nacional.

 

Programa de Prevenção e Controle do Fogo na Agricultura – tem como objetivo promover o programa “Educação para Uso do Fogo e Combate aos Incêndios Florestais” para pequenos, médios e grandes produtores rurais e crianças, residentes em áreas propícias a incêndios florestais. Busca capacitar instrutores do Senar para multiplicação das técnicas de combate ao fogo nos cursos de Formação Profissional Rural (FPR); produzir material informativo sobre as técnicas de combate e uso alternativo do fogo; executar o Programa de Educação e Prevenção de Queimadas na Agricultura, na modalidade Ensino à Distância-EaD e divulgar o vídeo educativo para educação sobre o uso do fogo em escolas rurais e lançar o mascote do programa.

 

Capacitação em Projetos do Programa de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono – Programa ABC - programas de capacitação de projetistas associados às Federações, criando uma rotina de produção e apresentação de projetos junto aos agentes financeiros. Este projeto ocorre em âmbito nacional.

 

Unidade de Referência de Manejo da Água - busca levar ao campo o conhecimento necessário ao uso responsável da água. Faz parte do projeto de Desenvolvimento da Irrigação que deve ser aprovado em julho de 2016.

 

Programa Especial Agricultura Irrigada - o programa incentiva a adoção de tecnologias de irrigação, assegurando alimentos na safra, principalmente, em regiões de escassez de chuva, onde a agricultura irrigada é sinônimo de sobrevivência.  Faz parte do projeto de Desenvolvimento da Irrigação que deve ser aprovado em julho de 2016.

 

Programa Especial Proteção de Nascentes – lançado em marco de 2015 com objetivo de proteger mil nascentes, o programa adota 5 passos: identificar e cercar a nascente, limpar a área, controlar a erosão e replantar espécies nativas. Atualmente, é executado pelo Sistema CNA/Senar, nos estados.

Comentários (0)