Técnicos visitam municípios modelos no tratamento do lixo

Técnicos da Semades, ATS e Saneatins estiveram nas cidades do interior paulista para conhecer como é realizado o trabalho com resíduos sólidos nestes municípios.

Modelo de aterro
Descrição: Modelo de aterro Crédito: web

"A visita a estes municípios em São Paulo, irá contribuir para a implantação do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, que vai traçar diretrizes para o Tocantins de como deve ser a coleta e o tratamento do lixo", informou a diretora de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente da Semades, Dalvany Alves de Sousa Lima, sobre a importância da visita realizada na última semana nas cidades do interior paulista.

 

Na ocasião foram visitadas Barueri, Amparo e Iperó com objetivo de conhecer como é realizado o trabalho com os resíduos. Durante 15 dias, três técnicos, sendo dois da Semades e um da ATS e Saneatins participaram de um estágio de curta duração junto à empresa Proactiva Meio Ambiente Brasil e também aperfeiçoarem os conhecimentos técnicos referente ao processo de recuperação, implantação, operação e monitoramento de aterro sanitário e de consórcio intermunicipal de saneamento.

 

"Em Barueri conhecemos todo o processo de limpeza urbana, desde a coleta até a destinação final deste lixo, em Iperó vistamos um aterro modelo, que tem várias mantas que protegem o lençol freático e conta com o selo ambiental e um sistema de odorização que impede que o cheiro característico seja sentido, já em Amparo conhecemos como funciona o consórcio intermunicipal de saneamento. Conhecer experiências que alcançaram êxito em outros lugares vai contribuir,  sem dúvida,  com a definição destas propostas ", explicou Dalvany.

 

A diretora informou ainda que para a implantação deste plano o Estado aguarda a liberação de um convênio com Ministério do Meio Ambiente. "Aguardamos a liberação de R$ 1,5 milhão para elaboração do Plano Estadual de Resíduos Sólidos que definirá metas, projetos e ações de redução da geração, até a destinação final, ambientalmente adequada, dos resíduos no Estado", concluiu a diretora.

 

Entenda

No primeiro semestre o Tocantins iniciou um estudo das diversas tecnologias de tratamento de resíduos sólidos disponíveis buscando identificar um modelo que permita atender, de forma apropriada, as demandas de cada região.

 

Essa estratégia do Governo vem sendo desenvolvida através da Semades que em parceria com a ATS e a Saneatins preparam seus técnicos para fornecerem apoio aos municípios tocantinenses durante a implementação de seus Planos Municipais de Resíduos Sólidos.

 

Comentários (0)