Cidep tenta indicar Fabiano na pasta da Indústria de Miranda e gera divergências

Cercado de mistério, o futuro secretariado de Marcelo Miranda(PMDB) já é objeto de discórdia quase pública, pelo menos em uma pasta: a Secretaria de Indústria e Comércio.

Fabiano do Vale: o nome que o Cidepe quer indicar
Descrição: Fabiano do Vale: o nome que o Cidepe quer indicar Crédito: Márcio Vieira

Nos bastidores, o Conselho de Desenvolvimento de Palmas estaria reivindicando a indicação da vaga, baseado numa conversa com Marcelo Miranda, ainda na campanha, acontecida na Associação Comercial de Palmas. Três nomes se dividem o poder no comando do conselho: Fabiano do Vale, da M&V Construtora; Cleide Brandão, da Localiza, hoje secretaria do prefeito Carlos Amastha; e Luciano da Disbrava. Dos três, apenas Fabiano sinalizou um apoio discreto a Miranda: realizou um jantar em sua casa.

 

Cleide, como se sabe, acompanhou Amastha no apoio a Sandoval Cardoso e Luciano é ligado a Eduardo Siqueira.

 

A falta de “reciprocidade” por assim dizer, entre a conversa de Miranda com os empresários, e a reta final da campanha está provocando reações entre os que apoiaram de fato Marcelo Miranda no meio empresarial, ligados a entidades com mais poder e abrangência que o conselho de Palmas. É o caso da Faet, Faciet e até da Fieto, cujo presidente Roberto Pires começou com Sandoval e terminou com Miranda a campanha ao governo. O que se escuta de aliados do governador eleito é que a pasta não pertence a capital, mas ao Estado, e que o governador não pode ficar preso a um compromisso feito dentro de uma expectativado e apoio, que acabou não se confirmando.

 

Outros nomes no cenário

 

Enquanto no Cidep a única indicação é o nome de Fabiano do Vale -  embora haja um grupo que divirja desta posição, mesmo sem muita força para contrapor outro nome – entre os apoiadores de Miranda já começou um movimento. Ele é em favor dos que se expuseram na campanha, num momento em que a supremacia do governo era apregoada e qualquer um que se destacasse recebia ameaças de sofrer as consequências.

 

Ex-secretário desta pasta no outro governo de Miranda, o ex-deputado Eudoro Pedrosa tem no genro Tobias Carneiro, um nome bem conceituado no meio empresarial e bem visto entre os Mirandistas.

 

Estreante no meio político, mas empresário consolidado, o ex-candidato a deputado federal Beto Lima, da Autovia, é outro que tem a simpatia nos bastidores, dos que discutem o assunto, mesmo reservadamente. O pai, Adjair de Lima foi um dos articuladores da campanha de Miranda do início ao fim.

 

Entre as mulheres, uma empresária se expôs abraçando intensamente a campanha de Miranda: Maria de Fátima, proprietária do Quartetto Supermercado.

 

Perguntado semana passada sobre secretariado, Marcelo Miranda desconversou: “por enquanto só tem um nome confirmado: o meu, que fui escolhido pelo povo”. Como se vê, o governador eleito quer poupar seus escolhidos do desgaste antes da hora.

 

No caso da Indústria e Comércio não está funcionando. Até porque, em Palmas, o assunto já ganhou as rodas, justamente por provocar divergências.

Comentários (0)