Dertins cai do cavalo, pede licença e dá uma no cravo e outra na ferradura

Deputado Eduardo do Dertins se licencia com argumento de que vai operar o joelho. Solange Duailibe assume primeiro e Stálin Bucar deve assumir depois. Nada é de graça na política tocantinense...

O Tocantins tem coisas engraçadas na sua política…

 

Há cerca de 60 dias circulou nos bastidores que o grupo anti-Amastha preparava o retorno da suplente de deputada estadual Solange Duailibe, ex-primeira dama do município, à Assembleia. A informação que chegou ao T1 Notícias foi de que Eduardo (Siqueira) iria se afastar para ceder espaço a ela.

 

Raul Filho, como se sabe, é hoje o nome - entre os elegíveis - que mais representa a oposição em termos de substância política e tem reunido em torno de si, o sentimento dos que não querem a reeleição do prefeito. Ele está em plena pré-campanha, visitando bairros, onde apoiou seus candidatos ao conselho tutelar (eleição finalizada no domingo), e ligando para velhos companheiros que não tratou tão bem na sua segunda gestão à frente do Paço Municipal.

 

Procurei Eduardo Siqueira na época, que negou com veemência o acordo e que se afastaria. “Roberta, eu nem tenho motivo, ou justificativa para me afastar…” Ou seja: nem estava doente, nem tinha feito acordo. 

 

Como se vê, era outro Eduardo o da conversa truncada que chegou nos bastidores. O do Dertins, e não por acaso, presidente do PPS.

 

Abre parênteses.

 

Nas últimas semanas, Dertins fez um movimento interessante: se aproximou de Amastha fortalecendo o PPS com a filiação de Etinho Nordeste, da base do prefeito, e mantendo Claudemir Portugal, que já foi secretário e é vereador da base. Levou também o professor Luciano Coelho, que já foi linha de frente de Tiago Andrino, já brigou publicamente com o prefeito, movendo processo e respondendo processo na troca de farpas pelas redes sociais. Coelho não aderiu a Amastha, mas combate nos últimos dias a greve deflagrada pelo Sintet no município, acusando a diretoria de agir politicamente. Pré-candidato a vereador, ataca o projeto do braço sindical que tem em Elis Raik seu pré-candidato a vereador. Este no PR, de Vicentinho, Raul e Lúcio Campelo.

 

Fecha parênteses.

 

Como nada se faz na Assembleia Legislativa que não gire em torno de política, o gesto de Dertins hoje vai muito além de uma simples licença saúde.

 

O deputado alega precisar dos 121 dias para operar o joelho, por ter sofrido um acidente há algum tempo. Na verdade Dertins  literalmente caiu do cavalo em sua fazenda há alguns dias tentando apagar um fogo. E machucou a perna. Ao T1 Notícias disse que vai fazer exames e se submeter a cirurgia. 

 

Nos bastidores, o movimento é confirmado por fontes do T1 como uma forma do deputado manter Stálin Bucar - segundo suplente da coligação - no PPS, a fim de disputar a prefeitura de Miranorte ano que vem. Desta forma, a manobra seria Solange Duailibe assumir por dois meses e se afastar para dar espaço a Bucar.

 

Outro meio de fazer Bucar chegar ao plenário da Assembleia, saindo da invisibilidade na qual mergulhou desde que perdeu a eleição, seria outro deputado, aliado de Dertins, pedir licença remunerada também nos próximos dias.

 

O certo, é que nos planos do grupo, assume Solange e assume Bucar.

 

Dertins por outro lado, coloca o PPS na mesa de negociações em busca de apoio. Deu uma no cravo (ao se aproximar de Amastha) e dá outra na ferradura (ao cortejar Raul). Valoriza o passe para o ano que vem.

 

Nada contra se não estivéssemos em plena crise financeira no País e no Estado. Com a Assembleia Legislativa com a folha estourada acima do que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal, a notícia de hoje só coloca mais lenha na fogueira.

 

O contribuinte vai pagar dois deputados na vaga de um. E pode chegar a pagar quatro na vaga de dois nos próximos dias. Haja saúde para bancar tanta doença.

 

Como eu disse lá no começo, a política tocantinense tem coisas engraçadas. Algumas, mais trágicas do que cômicas no grande circo que a vida pública se transformou.

Comentários (0)