Mourão já conta nove votos, mas Toinho e Bonifácio podem provocar 2º turno

Rocha Miranda deixa claro que votará em Mourão a pedido de Marcelo e expõe racha na base governista: Juntos, Toinho e Bonifácio passam a ter o poder de decidir a eleição para presidente da Casa

Mourão ja conta com 9 nos bastidores
Descrição: Mourão ja conta com 9 nos bastidores Crédito: T1 Noticias

O quadro desenhado nos bastidores da disputa pela Assembleia Legislativa começou a ficar favorável ao governo nesta quinta-feira, 29. Não porque a reunião que juntou dez deputados da base tivesse pacificado os ânimos dos governistas, mas porque ajudou a clarear as posições e votos.

 

Não há mais mistério: o candidato do governador Marcelo Miranda é o deputado eleito Paulo Mourão. Embora Marcelo não tenha comparecido à reunião -  que foi coordenada por Pádua e pelo futuro senador Donizeti do PT – o deputado eleito Rocha Miranda acendeu o estopim ao declarar que vota em Mourão, a pedido de Marcelo.

 

Bonifácio endurece e diz que só abre para Toinho

 

Ao ouvir a declaração, José Bonifácio revidou:  “Não tem problema. Sou candidato e só abro se for em favor do Toinho”.  Nos bastidores sabe-se que Bonifácio tem além do seu voto, mais um garantido, entre os deputados reeleitos na oposição. Quem é, ele não revela sob nenhuma hipótese.

 

A reunião prosseguiu com cada deputado declarando seu voto. Paulo Mourão tem três no seu grupo: o seu, o de José Roberto e o de Amália Santana. Mas nas conversações avançou sobre a oposição e deve garantir mais dois que só se apresentarão no domingo, o que fecha 5 votos.

 

Valdemar Júnior, reafirmou-se Marcelista convicto, mas seguindo o partido confirmou que em primeira votação seu voto é de Toinho.

 

Quatro deputados afirmaram votar acompanhando o pedido de Marcelo: Nilton Franco, Rocha Miranda, Valderez Castelo Branco e Eli Borges, que já chegou no final.

 

Toinho sobe o tom e expõe que ele e Valdemar “não têm nada

 

Quando teve a palavra, Toinho Andrade afirmou que está praticamente empurrado para fora do governo, já que o PSD não se entendeu com o governador e que os dois, ele e Valdemar, estão “sem nada” no governo.

 

Interrompido por Paulo Mourão, que tentou argumentar, Toinho subiu o tom: “Tenha a mesma educação de me ouvir como eu tive de te ouvir”. Os dois se enfrentaram em campanha acirrada em Porto Nacional, o que ainda deixa resquícios.

 

Toinho então voltou baterias contra o PT: “Vocês têm suas secretarias, vão ficar com o Senado, e ainda querem a presidência da Assembleia?”, questionou.

 

“O PV tem a vice, tem a secretaria e todos os cargos que pediu e a gente não tem nada?”, questionou o deputado sobre a participação que ainda não aconteceu no governo.

 

Juntos, Toinho e Bonifácio têm 5 garantidos

 

Terminada a reunião, sem pacificação, o governo marcharia com três candidatos: Mourão, que pode somar seus 5 com os quatro que acompanharão o pedido de Marcelo Miranda, chegando a 9, e a dupla Toinho e Bonifácio, que hoje contam com 5.

 

Se for verdade o que cada um diz (Mourão, que tem dois oposicionistas, Toinho que tem mais um, e Bonifácio que também tem mais um) vão restando certos com Damaso 8 deputados. Nenhum dos dois grupos pode contar por exemplo, com o voto certo do deputado Elenil da Penha(PMDB).

 

Este teve registro de candidatura autorizado por Miranda, mas deve suas folhas de couve a Júnior Coimbra e Eduardo Siqueira.

 

Oposição já não tem certeza de maioria

 

Se a oposição tinha certeza de maioria até outro dia, já não tem mais. Eduardo do Dertins, manteve seu nome, como declarou ao T1 Notícias. Luana Ribeiro o acompanha, a pedido do ex-governador Sandoval Cardoso.

 

Abre parênteses.

 

Um fato interessante de bastidores. Corre por aí que organizaram dois jatos para levar os deputados para Costa do Sauípe, onde a deputada Luana Ribeiro passa férias. Naquela reunião de segunda-feira, Osires Damaso (dizem que sob a orientação de Eduardo Siqueira), preparou um documento para que os 13 deputados assinassem. Dertins se recusou.

 

Resultado: abortaram a viagem à Sauípe. Sem maioria, perdeu o sentido o confinamento no melhor estilo Big Brother, só que sem câmeras...

 

Fecha parênteses.

 

Disputa caminha para o segundo turno

 

Caso as coisas sigam como estão hoje, a disputa pela presidência da Assembleia promete ser emocionante no domingo. Com quatro candidatos a presidência, o que pode provocar um segundo turno na disputa.

 

O fiel da balança passa a ser então a dupla Toinho e Bonifácio, os dois deputados da antiga que não aceitam o comando de Mourão, que acaba de chegar.

 

Lembrando que para ganhar, podem começar hoje mesmo a compor com o bloco oposicionista, com um dos dois na cabeça de chapa. Hoje, o governo tem maioria, mas pode precisar compor com Irajá Abreu, que comanda o PSD, para fechar o que falta.

 

Assistam às cenas dos próximos capítulos. Esta novela está melhor que Império.

 

Comentários (0)