Pesquisa mostra Marcelo e Kátia disparados, mas setembro anuncia briga dura

Pesquisa de intenção de voto é bem diferente de voto nas urnas, mas o retrato do momento atual, faltando 33 dias para a eleição mostra um favoritismo evidente para Miranda ao governo e Kátia ao Senado

Miranda e Lelis: preferência disparada
Descrição: Miranda e Lelis: preferência disparada Crédito: T1 Notícias

A pesquisa encomendada pelo T1 Notícias ao Ipeto, que foi ao ar ontem, confirmou uma realidade que já estava explícita nas ruas: a liderança incontestável de Marcelo Miranda na disputa pelo governo do Tocantins, com 57, 2% das intenções de votos. Ela foi registrada no TRE sob o número 00022/2014, e ouviu 1 mil pessoas entre 28 e 1/9 em 21 cidades do Estado.

 

Sandoval Cardoso tem 24,3%, com mais de 60 dias de campanha nas ruas e com todas as vantagens que a máquina lhe garante: exposição na mídia espontânea, doações mais vultuosas de empresários, que se refletem na evidente superioridade visual nas ruas. Não faltam carros plotados, propaganda em abundância e militância, contratada ou não pelas ruas. 

 

Nos mais diversos municípios do Tocantins, é comum ouvir falar de contratos, e pagamento para colocar carros, motos, bicicletas, charretes e pessoas em carreatas do candidato oficial.

 

O eleitor atento percebe quem tem e quem não tem dinheiro numa campanha.

 

 

Sentimento é forte, mas campanha é tímida

 

 

Miranda tem o sentimento do povo ao seu favor. Por onde passa as pessoas o acompanham. No mais distante município do Bico do Papagaio, quem espera pela sua volta há anos, coloca o carro na rua, mesmo sem requisição para abastecer, afirmam, surpresos, correligionários de ocasião.

 

O forte sentimento de resgate em torno de Marcelo Miranda no entanto, não é o suficiente para manter uma campanha dessas proporções viva na rua o mês de setembro se o comando da coligação oposicionista não se organizar e “dar corpo à campanha”.

 

Estas foram as palavras de um prefeito que apoia Miranda no Sudeste, ao fazer sua análise, em off numa conversa comigo esta semana.

 

Todos contra Kátia neste setembro

 

Se o cenário para governo caminha numa só direção, a disputa pelo Senado promete dias sangrentos neste setembro.

 

Com índices de rejeição bem próximos estão Kátia Abreu (19%) e Sargento Aragão (17%). Os dois têm personalidades fortes, o que explica provocarem reações extremas no eleitorado.

 

Eduardo Gomes - com todos os problemas recentes que enfrentou e exposição nacional com a investigação sobre o esquema de aplicações do doleiro Fayed – é terceiro em rejeição, com 15,7%.

 

A grande diferença nas intenções de voto entre Kátia Abreu e os dois outros postulantes à vaga única para o Senado nestas eleições, é que vai tornar os próximos dias tensos nesta campanha.

 

A ordem, que já corre nos bastidores, é criar um bombardeio anti-Kátia com todos os virais possíveis que possam reforçar os preconceitos contra ela.

 

O objetivo é baixar as intenções de voto na Senadora e não permitir que ela cresça entre os indecisos, que ainda são 14,7% do eleitorado. Outra incógnita na eleição ao Senado, é que 10,3% dos ouvidos na pesquisa T1/Ipeto preferiram não opinar sobre sua preferência, mas não se declaram indecisos. E 5,3% pretendem votar em branco.

 

Sem volume de campanha no interior, o deputado Sargento Aragão, que é a novidade desta eleição, continua em terceiro lugar. Eduardo Gomes, por sua vez, reagiu na capital e deve investir mais neste setembro se pretender de fato disputar a eleição com Kátia Abreu. As reclamações são frequentes entre deputados governistas que tinham tratamento melhor do falecido senador João Ribeiro.

 

Pano rápido

 

Dois rumores circularam esta semana alimentando as conversas nos cafés nos shoppings da capital. O primeiro é de que em sua visita à Palmas, Lewandovski teria atendido um conhecido advogado, que foi argumentar sobre a polêmica inelegibilidade de Marcelo Miranda, sobre a qual há um recurso no TSE.

 

O ministro, presidente do Supremo, veio à Palmas receber um controverso título de cidadão, articulado pelo prefeito da capital. Não acredito que misturaria as pautas...

 

O segundo, é de que vem aí uma pesquisa Ibope com diferença de 15 pontos apenas entre Miranda e Sandoval. Governistas a aguardam com ansiedade. Outra coisa que é preciso ver para crer.

 

Virais de todo o tamanho da maldade vão circular nos ares deste setembro, podem esperar.

 

A realidade é que faltando 33 dias para o dia 5 de outubro, não existe eleição definida. O cenário atual favorece a oposição na briga pelo Palácio Araguaia. A considerá-lo, só errando muito, ou sofrendo um disparo de bala de para Miranda e Kátia perderem esta eleição.

Comentários (0)