PSD pode abrir espaço para PMDB em Brasília e Palmas: é Kátia Abreu em nova fase

Com a mãe, ministra Kátia Abreu, ocupando espaço no cenário nacional, o deputado Irajá Abreu assume articulações do grupo e cava espaço nas grandes cidades. PSD pode abrir vagas para Coimbra e Braga

Kátia pode resgatar Coimbra via PSD
Descrição: Kátia pode resgatar Coimbra via PSD Crédito: Bonifácio/T1Notícias

O PSD do deputado Irajá Abreu, sem espaço no governo por não chegar a um acordo com Marcelo Miranda em torno do que queria para executar o projeto Casa do Produtor(prometido em palanque), está de volta à cena política esta semana.

 

A movimentação da qual se escuta falar nos bastidores é forte e envolve um projeto de nível estadual. Com o retorno de Irajá ao Estado nesta terça-feira, 27, o partido caminha para ocupar espaço em duas cidades de peso, com seus aliados: Araguaína, de Ronaldo Dimas e Porto Nacional, do prefeito Otoniel Andrade.

 

Ao que tudo indica, sem o espaço pleiteado, o partido vai buscar nos municípios a forma de fazer acontecer o shopping do produtor. Mas como em política não existe ponto sem nó, o que vem por aí é uma amarração grande, que – se acontecer -  vai terminar fortalecendo o PMDB no Estado, pelas mãos da Ministra da Agricultura Kátia Abreu.

 

Um federal a mais em Brasília, um vereador a mais na capital

 

Embora já corra nos bastidores que Kátia Abreu estivesse se reaproximando de Júnior Coimbra, com quem teve embate histórico pelo controle da legenda a fim de viabilizar sua candidatura e a de Marcelo Miranda, os dois não se encontraram.

 

Fontes próximas à senadora garantem no entanto que o filho, Iratã Abreu, trabalha nesta aproximação ao lado do presidente da Câmara de Palmas, Rogério Freitas. Iratã estaria disposto a ceder espaço na Casa para seu suplente, Carlos Braga, do PMDB assumir, fortalecendo a bancada do partido na capital.

 

O que corre na Câmara é que o vereador dispensou boa parte da sua equipe e estuda fazer um curso fora por três meses. Descrente com o que tem visto na política estadual, Iratã estaria considerando não ir à reeleição.

 

As articulações no estado dos dois Abreus do PSD, Irajá e Iratã podem acabar dando a cadeira de deputado federal a Júnior Coimbra num futuro próximo, garantem fontes ligadas à senadora. Ela estaria mais focada na política nacional e num projeto de candidatura majoritária em 2018, à presidente da República. E portanto, disposta a limpar a área conciliando antigos adversários.

 

Kátia Abreu teria sinalizado que não vai pleitear mais nada no Estado, e que apenas um dos filhos deve prosseguir na política, de forma a reduzir as críticas em torno da presença forte da família que hoje tem três mandatos.

 

Kátia em nova versão

 

Ministra da República, vitoriosa depois de vencer uma campanha difícil em que enfrentou o fogo adversário de governador (Sandoval), prefeito da capital(Amastha), deputados federais(Hallum e Eduardo Gomes), o estadual Sargento Aragão (mais votado para Senado na Capital) entre outras forças políticas, Kátia Abreu pode estar ampliando sua atuação política e refazendo alianças.

 

Em Brasília, fala-se até em reaproximação com a deputada federal Professora Dorinha, que estaria cogitando se filiar ao PSD.

 

A amigos a senadora tem dito que retorna ao Estado nos próximos meses com ações concretas do Ministério da Agricultura. Pretende ocupar o vácuo de sua ausência física provocada pelo cargo nacional, com a presença do trabalho.

 

Enquanto isto, a articulação política no Estado ficará a cargo dos filhos.

 

Nesta nova fase, o que pode acontecer é a formação de um novo grupo, maior, e sem o ranço das brigas antigas. Com novas pontes.

Comentários (0)