Campanha arrecada brinquedos para crianças com câncer

Até o próximo dia 11 voluntários do Instituto Anjos da Enfermagem arrecadam brinquedos que serão doados às crianças que lutam contra o câncer em Palmas. Os pontos de coleta estarão localizados no Coren e Sesau.

Atualmente 32 crianças fazem tratamento em Palmas
Descrição: Atualmente 32 crianças fazem tratamento em Palmas Crédito: Divulgação

No próximo mês será comemorado o Dia da Criança. Com o objetivo de levar alegria aos pequenos que estão em processo de tratamento contra o câncer a campanha nacional “Brincar é um Direito”, do Instituto Anjos da Enfermagem, começa a arrecadar brinquedos novos e usados.

 

Os interessados têm até o próximo dia 11 de outubro para fazer as doações. O ponto de coleta será no Conselho Regional de Enfermagem- Coren, localizado na Av. Theotônio Segurado e Secretaria da Saúde do Tocantins.

 

As doações serão distribuídas na unidade de oncologia do Hospital Geral Público de Palmas - HGPP e Casa de Apoio Vera Lúcia Pagani, no próximo dia 12 de outubro.

 

O projeto conta com a ajuda de oito acadêmicos voluntários do Ceulp/Ulbra e tem coordenação do Conselho Regional de Enfermagem.

 

Um ato de solidariedade

Em entrevista ao Portal T1 Notícias o coordenador estadual dos Anjos da Enfermagem, Marcos Andrey, explicou o objetivo da ação. “O projeto tenta minimizar a dor que as crianças sentem. É comprovado cientificamente que existe uma redução do sofrimento quando a criança está brincando. O corpo produz mais endorfina que é um analgésico natural”.

 

Ainda segundo o coordenador, devido ao tempo de isolamento muitas crianças tendem a ter dificuldade de socialização. “As brincadeiras servem com uma ponte entre a solidão e a ressocialização”, explicou.

 

Crianças precisam de carinho

A coordenadora da Casa de Apoio Vera Lúcia Pagani, Eleuza de Gouveia, informou ao Portal T1 Notícias que o fluxo de crianças que precisam do apoio da Casa gira em torno de 10 a 15 por semana.

 

Eleuza falou sobre a alegria em receber as doações. “As crianças ficarão muito felizes. São muito sofridos, precisam de carinho, apoio e dedicação. Este projeto será um banho de alegria para esses meninos e meninas”, frisou.

 

De acordo com informações do HGPP, atualmente 32 crianças estão em tratamento contra o câncer.

 

Comentários (0)