Após intenso debate, deputados aprovam repúdio à novela por beijo entre mulheres

O deputado Eli Borges, teve seu requerimento em repúdio ao beijo entre Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg aprovado nesta quinta-feira, 26. Foram cinco votos a favor, dois contra e três abstenções.

Deputado diz que cena feriu valores da família
Descrição: Deputado diz que cena feriu valores da família Crédito: Ascom/AL

O requerimento nº 945 de autoria do deputado Eli Borges (Pros), foi aprovado na sessão plenária da Assembleia Legislativa (AL), desta quinta-feira, 26, e a Casa registra a nota de repúdio pela exibição da cena explicita de beijo protagonizado pelas atrizes Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg na novela global “Babilônia”, que segundo o deputado, “fere o princípio da família tradicional”.

 

Os deputados José Bonifácio (PR), Amélio Cayres (SD), Nilton Franco (PMDB), Osires Damaso (DEM), Valderez Castelo Branco (PP), Eduardo do Dertins (PPS), Rocha Miranda (PMDB), Wanderlei Barbosa (SD) e o autor do requerimento deputado Eli Borges (Pros) votaram a favor e os deputados Paulo Mourão (PT), Elenil da Penha (PMDB) e Olyntho Neto (PSDB), se abstiveram do voto.

 

A deputada Luana Ribeiro (PR) disse, em seu pronunciamento na sessão desta quarta, após Eli apresentar o requerimento, que “se alguém se incomodou, que não assista e cada um tem sua forma de liberdade de expressão. O fato de ser homossexual, não significa que não é uma pessoa de família". Hoje o deputado rebateu a fala da deputada. “Os filhos não estão preparados para ligar ou desligar, pois não tem maturidade”, disse.

 

Já o deputado Zé Roberto (PT), falou que entende que a questão dos costumes na sociedade é sempre dinâmico, e que não há nada na legislação brasileira que proíba um beijo entre pessoas do mesmo sexo.

 

“O beijo é a coisa menos grave que a Rede Globo faz, ela faz coisas muito piores, se fosse contra a emissora eu ia a favor. Vejo nisso um repúdio aos homossexuais e aos idosos”, disse o deputado ao expressar seu voto contrário.

 

O deputado Eduardo Siqueira Campos (PTB), também votou contra o requerimento alegando que o tema não é para ser julgado pela Casa e o deputado Elenil da Penha questionou a competência do legislador. ”Estamos discutindo uma ação do que está acontecendo em uma novela. Eu vejo essa propositura como uma propositura que carecia de uma reflexão de todos nós. Ele fala para um público, os evangélicos. Coloca a posição dos deputados em xeque e o que nós pensamos sobre a questão da fé”.

 

Influência e liberdade

 

Já o deputado Osires Damaso, que subscreveu o requerimento de Eli, falou da influência da rede globo na vida das famílias. “Vejo que o requerimento do Eli não é uma propositura religiosa. Mostra o repúdio às cenas explicitas de homossexuais na TV. Assisti o primeiro capítulo e nunca mais assisti”, relatou.

 

Segundo o deputado Paulo Mourão, esse momento em que o mundo vive é o onde as liberdades tomam frente em todos os espaços, sejam eles públicos reservados ou familiares. “Em nome das liberdades civis constituídas é que precisamos aprender a conviver com as diversas formações familiares”, disse o deputado ao destacar que todos buscam a felicidade e “por mais conflitante que esta busca seja, deve ser compreendida”.

 

De acordo com o autor do requerimento, deputado Eli Borges, os deputados são os representantes da sociedade e segundo ele é ela, a sociedade, quem pede uma posição.

 

“O que eu ouvi de sentimentos individualizados sobre este assunto é que eu devia ter a ousadia. Penso nos meus netos e nos valores transmitidos a eles”, disparou o deputado.

 

José Bonifácio disse que o beijo lésbico desvirtua a família brasileira. “Essa globo parece que esta perdendo o seu ibope e faz essas coisas e diminui uma artista tão competente que é a Fernanda Montenegro”.

 

“Nenhum de nós gostaria de ver um filho nosso em uma cena dessa”, disse Cayres. “Cadê os valores da família? Não temos o direito de discriminar ninguém e muito menos interferir na orientação, mas quais são os valores da família?”, foi o que disse a deputada Valderez. E Dertins completou dizendo que “não acho errado mas a exposição da intimidade passa um pouco da medida”.

 

Conforme o deputado Nilton Franco, disse concordar “em número gênero e grau” e completou dizendo que “se a gente não respeitar a família o que vamos respeitar em nosso país? Além dos gays e das lésbicas usaram os idosos agora, chegou ao fundo do poço”, disparou.

 

O deputado Olyntho, disse ser contra os excessos praticados pelos veículos de comunicação em horários impróprios. Falou não só da questão homoafetiva mas da hétero. “Os excessos são negativos sejam eles da ordem qual for e me resguardo no direito de me abster dessa votação”.

 

(Atualizada às 20h36, de 27/03 com correções)

Comentários (0)