Assembleia mantém veto às emendas de Luana sobre promoções de Militares

Os deputados aprovaram o veto do governador às emendas de Luana que previa reestrutura da carreira da PM e o fato levou a deputada a fazer duras críticas a Miranda. Mourão defendeu posição do governo.

Assembleia mantém veto às emendas de Luana
Descrição: Assembleia mantém veto às emendas de Luana Crédito: Dicom/AL

A deputada Luana Ribeiro (PR) fez duras críticas ao governador Marcelo Miranda (PMDB) na manhã desta quarta-feira, 24, após o veto às emendas da deputada ao Projeto de Lei (PL) nº 01/2015 que altera o PL nº 79, e permitia que os oficiais de praça da saúde e os oficiais músicos pudessem chegar até a patente de capitão. Segundo Luana, o veto se deu por motivos políticos, o que foi negado pelo deputado Paulo Mourão (PT), que alegou motivos econômicos pela atual situação financeira do Estado. O veto foi aprovado por 14 votos a 7, e as emendas de Luana não prosseguem no PL.

 

“Esse governador tem que parar de ser chorão, se não da conta pede para sair gente! Fala que não tem dinheiro, mas para colocar cargos comissionados e contratos tem, para viajar para a Europa tem”, retrucou a deputada Luana ao dizer que Marcelo Miranda “não está conseguindo governar”.

 

Luana Ribeiro explicou que as emendas foram propostas mediante um acordo entre deputados e a corporação representada pelo Cel. Glauber e lembrou que as emendas passaram nas Comissões da Casa de Leis e foram aprovados junto ao PL 01. “E agora é vetado pelo governo?”, questionou a deputada.

 

“Não valeu de nada a palavra que foi empenhada pelo Cel. Glauber”, disse a deputada que no seu discurso parafraseou ainda o seu pai, senador João Ribeiro, que dizia que “ninguém é obrigado a prometer, mas a cumprir é”.

 

Na ocasião, a deputada Luana informou que o compromisso foi firmado na presença de outros deputados e citou o nome de Elenil da Penha (PMDB), Jorge Frederico (SD) e Valdemar Júnior (PSD). “Tínhamos um acordo, votamos às pressas em regime de mutirão para que os policiais não fossem prejudicados, para que recebessem as promoções em 21 de abril”, explicou a deputada.

 

Líder do governo rebate

Em defesa do governo e do governador Marcelo Miranda, o deputado Paulo Mourão disse que “precisamos te a consciência e o conhecimento da real situação do Estado”, e citando os servidores em greve disparou que “é bom que se lembre que essa situação é resultado de governos anteriores e de tantos equívocos cometidos”.

 

O deputado não perdeu a oportunidade e criticou a gestão de Sandoval Cardoso (SD), quando a reestruturação da PM foi estabelecida por meio do PL nº 79. “O Veto é de uma lei de um governo que deixou a segurança pública do Estado em frangalhos. A superficialidade da condução desse Estado é o que tem causado o desequilíbrio. É preciso que o consenso prevaleça”, destacou.

 

Financeiro insuficiente

Alegando a falta de recursos, Mourão questionou: “com que financeiro se aplicará o ingresso de mais oficiais atingir o nível de capitão?”, e para o deputado “o Estado não foi feito somente para pagar funcionário público, mas para atender a sociedade como um todo”, pois para ele o Tocantins precisa ter “um equilíbrio na discussão e um raciocínio lógico nas ações”. 

Comentários (0)