Ataídes envia ofício para comprovar que ministro recebeu pedido de intervenção no TO

Em ofício enviado ao T1, senador aponta intervenção como solução ao problema da saúde no Tocantins; assunto ocasionou saia justa entre Marcelo Miranda e Ataídes, durante visita do ministro a Palmas

Senador Ataídes Oliveira
Descrição: Senador Ataídes Oliveira Crédito: Foto: Divulgação

O senador Ataídes de Oliveira (PSDB) enviou ao T1 Notícias, na manhã desta segunda-feira, 16, cópias do ofício encaminhado ao ministro da Saúde, Ricardo Barros, em agosto do ano passado, que comprovariam o pedido que ele fez de intervenção federal na saúde do Tocantins. Durante a visita do ministro à Capital, na última sexta-feira, 13, o assunto foi motivo de uma “saia justa” entre Ataídes e o governador Marcelo Miranda. Confira mais detalhes no editorial de Roberta Tum.

 

Na saída do Hospital Geral de Palmas, em coletiva à imprensa, o senador afirmou que a visita do ministro foi compromisso fechado por ele, em virtude do pedido de intervenção federal que ele teria feito a Barros para a área de Saúde do Estado. No entanto, na ocasião, o ministro negou que sua visita a Palmas seria por esse motivo, explicando que veio cumprir agenda de trabalho. Barros destacou ainda que se houver pedido de intervenção, este não ocorreria. “Saúde só se faz num esforço conjunto da União, estados e municípios. Sem isso não existe solução para o problema”, afirmou o ministro à ocasião.

 

No ofício encaminhado ao T1, Ataídes relata o episódio de falta de comida no HGP.  “O ápice da situação ocorreu no dia 23 de agosto quando o estoque de alimento do hospital ficou vazio. Venho através do presente informar sobre os graves fatos que desenham uma situação de calamidade no sistema pública de saúde do Tocantins”. Ainda conforme o documento, o senador aponta a intervenção como a solução para o problema. “Solicito a intervenção federal da administração da saúde do Tocantins considerando que tal conjuntura impõe ao Governo Federal a adoção de medidas urgentes e especiais”, finalizou o parlamentar, no documento.

 

(Atualizada às 16h30)

Comentários (0)