Cinthia diz que uso da imagem de Ribeiro em programas eleitorais é abusivo

A viúva do senador diz que não foi consultada sobre o uso da imagem do ex-marido, que considera abusivo o uso e pede respeito, além de que não se confunda 'memória' com falsa homenagem....

João Ribeiro com a esposa e filho do casal
Descrição: João Ribeiro com a esposa e filho do casal Crédito: Divulgação

A viúva do senador João Ribeiro e candidata a vice-governadora do Tocantins pela coligação ‘Reage Tocantins’, Cinthia Ribeiro, está inconformada com o que considera "a forma abusiva" como alguns candidatos vêm utilizando a imagem do falecido senador da República com intuito de atrelar sia imagem ao legado deixado pelo senador. Cinthia afirma que nunca foi consultada por estes candidatos sobre utilizar a imagem de João Ribeiro.

 

Cinthia sustenta sua indignação sobre “falsas homenagens” numa frase que ouvia do marido, que dizia que "os gestos devem ser feitos em vida" e pediu respeito à memória do senador a estes candidatos. O candidato que mais utilizou a imagem de Ribeiro foi o candidato a Senador Eduardo Gomes, da coligação governista, grupo ao qual Ribeiro passou os últimos dois anos fazendo oposição.

 

Na nota, Cinthia Ribeiro conta ainda que seu filho com o senador, de seis anos, se assustou ao ver o pai na televisão e afirma que muitos colegas estão desapontados com a situação.

 

Confira a nota na íntegra

“Em resposta a todas as pessoas que conviveram comigo e com o João, ao longo desses quatorze anos, e que têm me questionado sobre a excessiva exposição de suas imagens em programas eleitorais, venho esclarecer que, como candidata, tenho procurado ser o mais propositiva possível. Uma postura que espero ver também entre nossos adversários, para que tenhamos uma disputa honesta.

 

Meu filho João Antônio, de seis anos de idade, está sempre ao meu lado, e não seria diferente durante essa grande jornada chamada campanha eleitoral. Me divido entre o papel de candidata ao vice-governo do estado, ao lado do senador Ataídes Oliveira, e a maternidade. Há sete meses perdi meu marido, o senador João Ribeiro. Uma dor familiar imensurável, e que, pelos preceitos da ética e do bom senso, deve ser respeitada. 


Há alguns dias João Antônio estava assistindo TV, quando veio correndo para meu lado perguntando por que o pai dele estava fazendo campanha na televisão se ele está "morando no céu"!

a

Quantos anos uma família leva para se recompor de um choque como esse? Não saberia dizer. Minha força como companheira e viúva encontrou na missão de me tornar candidata nesta eleição um novo sentido, não só para mim, mas também para João Antônio. No entanto, como não poderia deixar de ser, política é um desafio, mesmo para quem vem convivendo com ela, intimamente, por tantos e tantos anos. 



Muitas pessoas me perguntam como alguns candidatos tem usado exaustivamente as imagens do João em suas campanhas. Muitos colegas e companheiros da nossa caminhada estão desapontados com essa situação. Inclusive porque boa parte do acervo de imagens usado no programa eleitoral é do tempo em que João estava se recuperando da cirurgia de transplante de medula. Aliás, caso parecido aconteceu com o também recém-falecido candidato à presidência, Eduardo Campos. Sua imagem também tem sido associada à de vários outros candidatos que desejam trazer para si as qualidades desses heróis da vida pública. 



No entanto, e é bom se esclareça que eu, como viúva, não fui consultada sobre o uso das imagens e acho, sim, discutível e abusiva a forma como elas têm sido usadas. Gostaria, portanto, de pedir gentilmente aos candidatos que, em nome da história de vida do João, e do respeito que devemos uns aos outros na dinâmica eleitoral de nossas campanhas, respeitassem nossas memórias. E que estas não sejam confundidas com falsas homenagens. 

 

Não me esqueço do meu marido dizendo: "A vida é feita de gestos. E os gestos devem ser feitos em vida".

 

Cinthia Ribeiro

Candidata a Vice Governadora pelo Estado do Tocantins

 

 

Comentários (0)