Citado pelo Correio, sem usar recurso público em viagem, Gaguim quer retratação

Gaguim pediu direito de resposta ao jornal Correio Brasiliense, após veiculação de reportagem que diz que o parlamentar recebeu diária em viagem à Europa, para assistir Formula 1.

Gaguim notifica o Correio Brasiliense
Descrição: Gaguim notifica o Correio Brasiliense Crédito: Bonifácio/T1Notícias

O deputado federal Carlos Gaguim (PMDB/TO) notificou o jornal impresso Correio Brasiliense, de Brasília e solicitou direito de resposta, devido reportagem intitulada “Passeio na Europa pago pela Câmara”, publicada na página 4 de política, nesta segunda-feira, 22, declarando que o parlamentar aproveitou uma viagem em que supostamente havia feito acompanhando a Comissão de Agricultura da Câmara Federal à Europa e na companhia dos deputados Irajá Abreu (PSD/TO) e Heuler Cruvinel (PSD/GO), teria ido assistir ao GP de Mônaco da Formula 1, em 24 de maio, recebendo diária da Câmara Federal.

 

A reportagem diz que os parlamentares assistiram à corrida em um Iate, de 150 pés, que pertence à família de Alexandre Baldy (PSDB/GO), e contou com a presença do piloto Felipe Massa. "Eu fui convidado, mas informei a Casa de que não acompanharia a comitiva, porque iria por motivo particular, fazer uma viagem, às minhas custas", disse o deputado que está indignado com a citação. "Eles deveriam ter trabalhado com documentos, com informações oficiais", disse, decidido a pedir retratação.

 

Ao T1, a assessoria do deputado Carlos Gaguim apresentou documentos em que comprovam que o parlamentar rejeitou, por ter agenda particular, o convite que havia recebido da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, presidida pelo deputado Irajá Abreu, acompanhando a comitiva do Ministério da Agricultura e Pecuária, de Kátia Abreu, em missão à Europa para participação do Brasil na 83ª Sessão-Geral  da Organização Mundial de Saúde Animal, em Paris, na França, e que teve encontros também em Bruxelas, na Bélgica, e Genebra, na Suíça, no período de 24 a 28 de maio deste ano.

 

A assessoria de Carlos Gaguim apresentou ainda os comprovantes de pagamentos das passagens e hospedagem dele e de sua esposa, Rosane Amorim, em Nice, na França, como forma de comprovação de que estava em viagem particular no período descrito na reportagem.

 

A inclusão do parlamentar em matéria negativa para sua imagem, em reportagem que trata de suposto abuso na utilização de passagens e diárias custeadas com recursos públicos motiva o pedido de retratação, em forma de direito de resposta, com mesmo número de caracteres no mesmo espaço da reportagem, por relacionar seu nome com uma viagem oficial, que ele não fazia parte.

 

Do Tocantins, o Correio Brasiliense citou ainda o deputado federal Irajá Abreu(PSD), que não comentou a reportagem.

 

Confira a reportagem na versão online do jornal Correio Brasiliense Aqui

Comentários (0)