Comissão recebe documentos do Governo e controlador admite situação preocupante

A comissão de transição de Governo se reuniu nesta segunda. O controlador-geral do Estado admitiu que a situação do Estado é preocupante e que o governo vem se desdobrando para pagar a folha

Ricardo Eustáquio o Buti: documentos repassados
Descrição: Ricardo Eustáquio o Buti: documentos repassados Crédito: Bonifácio/T1Notícias

A comissão de transição de Governo recebeu na manhã desta segunda-feira, 24, a primeira remessa de documentos do atual Governo. São documentos de contratos em andamento, relatórios de saldos e despesas e ações do Governo para informar à próxima gestão sobre a atual situação do Estado. Em coletiva de imprensa, a comissão encabeçada pelo controlador-geral Ricardo Eustáquio apresentou a documentação.

 

“Estou entregando a primeira parte dos documentos, aqueles que foram requeridos via ofício e que estão no Decreto”, disse o controlador no ato da entrega. Ricardo Eustáquio admitiu que a situação do Estado é preocupante, que o maior comprometimento é com a folha, que está acima do limite que prevê a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), mas que o Governo irá trabalhar para conseguir pagar o décimo terceiro salário no dia 1º de dezembro.

 

Ricardo Eustáquio afirmou que o Governo está se desdobrando para pagar a folha. 

 

Ao falar sobre as dívidas do Governo, Ricardo Eustáquio não soube precisar o valor. Ele afirmou que o Governo está deixando de pagar algumas dívidas, cujos pagamentos devem ser estudados e exemplificou a locação das viaturas da Polícia Militar e Civil com a empresa Quality Veículos, alguns contratos da Sesau e diárias de servidores que estão atrasadas. “Esse levantamento está todo aqui, não me debrucei sobre esse material”, afirmou o controlador apontando para os processos.

 

Buti aponta importância da radiografia do Estado

Representando o próximo governador, Marcelo Miranda, Hebert Brito, o ‘Buti’, disse que o grupo de trabalho está a contento e aguardava o material que servirá de base para se buscar o levantamento “para que o Estado possa continuar se desenvolvendo”.

a

Buti destacou que o primeiro órgão que a comissão quer visitar in loco e que está confirmada para amanhã, dia 25, é a Secretaria da Saúde (Sesau). “Isso corrobora muito com as ações, para que ocorram as inter-relações atuais”, disse Buti ao agradecer a agilidade do Governo. O representante de Miranda ratificou que o trabalho da comissão “visa que a gente chegue ao final do exercício com a realidade da máquina, uma percepção do enxugamento da máquina e mudanças em diversos setores”.

 

Além do enxugamento necessário, Buti afirmou que há uma expectativa muito grande na área da Saúde e da Segurança Pública.

 

O representante disse ainda que o prazo para entrega do resultado do levantamento realizado pela comissão de transição ainda é discutido, mas que espera que até dia 15 ou 20 de dezembro “estejamos com uma radiografia sintetizada desta situação”.

 

Visitas in loco

A primeira visita da comissão de transição já confirmada acontece às 9 horas da manhã desta terça-feira, 25. No dia 27 a comissão visita a Secretaria de Segurança Pública (SSP) e no dia 2 de dezembro a Secretaria da Fazenda (Sefaz). 

 

Comentários (0)