Cunha leva vantagem em votos da bancada tocantinense para presidência da Câmara

Dos oito deputados tocantinenses, cinco já declararam voto em Eduardo Cunha. Lázaro Botelho ainda não definiu o voto; Vicentinho Jr. vota em Chinaglia e a reportagem não conseguiu ouvir Irajá Abreu.

Eduardo Cunha tem maioria dos votos no TO
Descrição: Eduardo Cunha tem maioria dos votos no TO Crédito: Bonifácio/T1Notícias

A disputa pela presidência da Câmara Federal já movimenta as articulações políticas dos deputados federais eleitos em 2014. A bancada tocantinense na Câmara tem oito parlamentares, sendo quatro da oposição e quatro da base governista.

 

Estão na disputa pela presidência da Câmara dos Deputados: Eduardo Cunha (PMDB-RJ), Arlindo Chinaglia (PT-SP), Júlio Delgado (PSB-MG) e Chico Alencar (PSOL-RJ).

 

Conforme o Portal T1 Notícias apurou, Eduardo Cunha deve ter a maioria dos votos da bancada do Tocantins: pelo menos cinco dois oito deputados tocantinenses votam nele.

 

O deputado reeleito César Halum (PRB) declarou que apoia a candidatura do peemidebista Eduardo Cunha, assim como seu partido. A deputada também reeleita Dorinha (DEM) manifestou o apoio à Cunha. “Vamos seguir a orientação do partido que está apoiando Eduardo Cunha”.

 

A deputada federal do Tocantins mais bem votada na última eleição, Dulce Miranda (PMDB), também votará no candidato do Rio de Janeiro. “Meu voto é do deputado Eduardo Cunha, acompanhando o partido”, disse Dulce. Informações de bastidores dão conta de que a deputada Josi Nunes, também do PMDB, seguirá o partido e votará em Cunha.

 

Carlos Gaguim (PMDB), ex-governador e eleito deputado federal, também declarou seu voto em Eduardo Cunha.

 

Já o deputado eleito Vicentinho Júnior (PSB) defendeu a candidatura de Arlindo Chinaglia: “Ele foi um bom presidente quando foi presidente da casa. Eu voto e torço por ele”, afirmou por telefone ao T1 Notícias.

 

Embora a maioria dos deputados já tenha sua preferência, alguns acham que ainda é cedo para defender um candidato e preferem esperar chegar mais perto da eleição para se manifestar. O deputado federal reeleito Lázaro Botelho (PP) disse que o partido ainda não decidiu quem apoiará e que os membros vão se reunir no próximo dia 31 para chegar a um consenso. “Sou bem leal ao que o partido decide. Então vou esperar a reunião para saber quem o partido vai apoiar”, disse ao T1

 

O Portal não conseguiu contato com o deputado federal reeleito Irajá Abreu (PSD).  

 

A eleição na Câmara Federal

A eleição para presidente da Câmara dos Deputados acontece no dia 1º de fevereiro e a expectativa em torno da eleição é grande.

 

A cada dois anos os deputados federais decidem sua nova bancada através do voto direto e secreto de seus membros. Dos quatro candidatos, Arlindo Chinaglia (PT-SP) e Eduardo Cunha (PMDB-RJ) são considerados favoritos. Júlio Delgado (PSB-MG) é o nome da oposição ao governo Dilma Rousseff.

 

Eduardo Cunha, líder do PMDB, foi eleito deputado federal em 2002, cargo para qual se reelegeu em 2006, 2010 e 2014. Cunha se destacou também como um dos principais interlocutores das discussões que levaram à aprovação do Marco Regulatório da Internet, no ano passado.

 

O mandato do eleito começará dia 02 de fevereiro, no Congresso Nacional.

 

Comentários (0)