Deputados debatem Saúde:Bonifácio critica preocupação com MP enquanto povo morre

Na sessão da manhã desta quarta-feira, 26, os deputados debateram a situação crítica da saúde. Bonifácio disse que deputados estão preocupados com MPs enquanto povo morre.

Plenário da AL
Descrição: Plenário da AL Crédito: Bonifácio/T1Notícias

O deputado José Bonifácio, da tribuna da Assembleia Legislativa (AL) e de óculos escuros devidamente explicados pela necessidade pós-cirúrgica, fez um discurso crítico na manhã dessa quarta-feira, 26, com relação à preocupação dos deputados estaduais com a aprovação de Medidas Provisórias enquanto o “caos” se instala na Saúde, em suas próprias palavras.

 

O deputado lamentou ver o Estado sendo manchete nacional: “o povo está sofrendo o pão que o diabo amassou, com muita gente sendo ameaçada de morte pelo Governo do Estado, pela administração. As pessoas estão pedindo socorro”, disse ao citar que a máquina de radioterapia de hospital em Araguaína está quebrada.  

 

"Será que chegaremos ao momento de fechar as portas e devolver o Estado para Goiás porque não demos conta?". Ele ainda questionou se os deputados ficarão discutindo medidas provisórias de aumento para polícia e outros enquanto o povo está morrendo.

 

O parlamentar disse que vê a situação com estranheza e completou: "esse Estado é uma piada [...] a Vanda Paiva foi condecorada com curso no exterior".

 

O deputado Amélio Cayres defendeu a ex-secretária de Saúde, disse que foi uma grande secretária e que Bonifácio exagerou em suas colocações.

 

O líder do Governo, deputado Wanderlei Barbosa, disse que não se pode usar o problema como engodo para não votar as matérias que estão tramitando na AL. 

 

Pugliesi critica prestação de contas

Em seguida ao discurso de Bonifácio, o deputado José Augusto Pugliesi criticou a prestação de contas do secretário de Planejamento, Joaquim Júnior, que segundo ele veio atrasada e aponta para o desrespeito à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e à Lei Eleitoral.

 

Pugliesi também criticou a posição da AL quanto à apreciação de matérias que, segundo ele, já perderam a validade. O deputado ressaltou que não quer ver uma Assembleia de fim de Governo sendo conhecida como uma Assembleia de faz de conta. “As medidas provisórias estão vencidas e estão sendo debatidas. Não há o que se debater, pois já se passaram 30 dias”.

 

Para o parlamentar, “o Estado do Tocantins deu o maior exemplo de incompetência do país. Temos a pior saúde do Brasil, gastamos apenas 22% na Saúde”. 

 

Comentários (0)