Deputados discutem potencial produtivo do TO e importância do pequeno agricultor

Durante a sessão desta quinta, 26, os deputados lembraram as condições vividas pelos pequenos produtores do TO e destacaram a necessidade de mais investimentos e aumento da competitividade do Estado.

Cleiton Cardoso defende melhor estrutura
Descrição: Cleiton Cardoso defende melhor estrutura Crédito: Bonifácio/T1Notícias

O produtor rural foi tema de debate durante a sessão da Assembleia Legislativa (AL) na manhã desta quinta-feira, 26, quando o deputado Cleiton Cardoso (PSL), que é presidente da Comissão de Desenvolvimento Rural, Cooperativismo, Ciência, Tecnologia e Economia, lembrou em seu discurso sobre as condições de trabalho dos pequenos produtores no Estado.

 

“O pequeno agricultor tem que ser mais valorizado. Ele pede somente a estrutura para produzir o que ele planta. Hoje ele passa por uma dificuldade no que diz respeito ao escoamento da produção, principalmente”, pontuou.

 

Na oportunidade, Cleiton falou do acesso e das estradas vicinais que não tem estrutura adequada para dar suporte na zona rural de todo o Tocantins e informou que deve começar uma série de visitas ao longo do Estado para conhecer melhor as demandas da categoria. “Desta forma nós vamos conseguir através desta Casa de Leis ajudar não só o produtor mas toda a economia do Estado”, defendeu.

 

O deputado Junior Evangelista (PRTB) acrescentou que é preciso fazer um grande investimento para que se garanta o escoamento da produção. “Os produtores precisam apenas de estrada para escoar a produção e eles não têm essas estradas, não têm pontes adequadas”, disse.

 

Já o deputado Valdemar Júnior (PSD) ressaltou a necessidade de se fazer um levantamento sobre a seca no Sudeste do Estado e sobre várias outras questões que permeiam o desenvolvimento rural do Tocantins. “Precisamos transformar essa situação no Tocantins”, declarou.

 

Estado competitivo

Entrando no debate, o presidente da Casa, deputado Osires Damaso (DEM), falou sobre os programas de apoio ao produtor rural, do Governo Federal, e destacou que os recursos, que são destinados aos municípios, precisam ser melhor captados e utilizados.

“Os municípios que já receberam tiveram grandes avanços. O Governo Federal tem recursos e é preciso cobrar”, disse ao destacar que o estado do Tocantins precisa se aperfeiçoar e desta forma se tornar mais competitivo.

 

“Hoje o Tocantins não é um estado competitivo, só produzimos 15% do que consumimos, os outros 85 % vem de fora e por isso é preciso também que o Governo do Estado crie um programa de incentivo ao pequeno produtor”, pontuou o deputado.

 

Finalizando o debate, a deputada Valderez Castelo Branco (PP) ressaltou que é preciso fomentar e ter condições de acesso para que assim seja possível desonerar o custo e então tornar o Tocantins mais competitivo.

 

Comentários (0)