Deputados repercutem medidas de Miranda na Segurança Pública; oposição elogia

Um dia após o anúncio de medidas voltadas a melhoria da segurança pública no Estado, deputados repercutem sobre as ações. Na base, Elenil critica ausência do Estado

Deputados repercutem medidas
Descrição: Deputados repercutem medidas Crédito: Foto: Dicom/AL

Deputados da base e oposição repercutiram na manhã desta terça-feira, 26, na Assembleia Legislativa, as medidas em prol da segurança pública no Estado, anunciadas na tarde de ontem pelo governo. A líder da base, Valderez Castelo Branco (PP) explicou que o governador Marcelo Miranda trabalha para melhorar a segurança dos municípios e elencou o que foi anunciado.

 

“O Estado vai fazer a entrega de 100 novas viaturas para a Polícia Militar, sendo que 50 já estarão circulando no mês de maio; abertura de um novo concurso para PM, onde serão destinadas 1000 vagas e o edital será publicado dia 25 de agosto, dia do soldado; outra medida é a do helicóptero da SSP que entrará em operação ainda esta semana; e também os cursos de Formação da Defesa Social e da Polícia Civil, que foram contemplados e que devem iniciar em agosto”, explicou a líder do governo.

 

Valderez ainda criticou o fato de o último concurso ter sido feito em 2013, no governo passado e ter ofertado apenas 300 vagas. “Mesmo com a crise que afeta todo País, diferente daquela época, nosso governador realizará um certame três vezes maior”, disse a parlamentar.

 

Do mesmo partido do governador Marcelo Miranda e compondo sua base na Casa de Leis, o deputado Elenil da Penha criticou a ausência do Estado, na tomada de decisões e medidas para enfrentamento da criminalidade no Tocantins.

 

“Nós temos percebido que há um aumento na quantidade e nas formas de atuação da criminalidade e o que temos visto também é um certo extermínio, muitos bandidos morrendo e o silêncio tem tomado conta, nós temos ficado em silêncio, e a gente percebe que muita gente que morre é envolvida com o crime, e é exatamente a ausência do Estado que muitas vezes provoca esta situação”, disse Elenil, ao destacar que fez uma consideração, mas na expectativa que o chamamento dos alunos para o curso, lançamento do edital de vaga para soldado e também o incremento das políticas públicas para o Tocantins sejam soluções viáveis.

 

Oposição parabeniza

O democrata Eduardo Siqueira Campos parabenizou a divulgação do concurso da Polícia Militar, mas deixou claro que pelos trâmites legais, que são exigidos para provimento dessas vagas, o Tocantins não poderá contar com reforço no efetivo da PM antes de julho de 2017. 

 

Eduardo Siqueira ainda voltou a comentar que o governo do Estado pretende enviar cerca de 100 policiais para no Rio de Janeiro reforçar a segurança das Olimpíadas, enquanto segundo requerimento de Amélio Cayres, cerca de 40 municípios do Tocantins não dispõe de policiamento fixo.

 

Na tribuna, o deputado do PSDB, Olyntho Neto elogiou o posicionamento do governo do Estado, em divulgar a realização do concurso da Polícia Militar, mas destacou que espera que o certame seja conduzido com maior celeridade possível.

 

“A população tem sofrido, mas graças a Deus o governo do Estado tem procurado responder agora e positivamente, com o anúncio do concurso e nós esperamos que ele aconteça da maneira mais célere, mais rápida possível, o quanto antes nós tivermos o maior efetivo nas ruas do Estado do Tocantins, maior será o benefício, maior será a sensação de segurança que teremos, porque a bandidagem só respeita a ação ostensiva, porque infelizmente as nossas leis privilegiam aqueles que fazem o mal”, disse Olyntho Neto.

Comentários (0)