Derval procura Kátia por apoio em Palmas e interior:Senadora nega e cobra acordo

Depois de meses sem conversar, Derval de Paiva procura Kátia Abreu em sua chácara para tratar de apoio a candidatos do PMDB no interior e ao seu nome na capital. Senadora cobra acordo descumprido

Marcelo, Derval e Kátia nos tempos de paz
Descrição: Marcelo, Derval e Kátia nos tempos de paz Crédito: Foto: Divulgação

Numa conversa inusitada na tarde desta segunda-feira, 4, o presidente do PMDB Regional, Derval de Paiva, rompeu a distância provocada pela disputa interna do PMDB e deu um passo ousado em busca de apoio para sua pré-candidatura a prefeito da Capital, mostrando que está na disputa para valer.

 

Sem marcar, ou se fazer anunciar, ele visitou a senadora Kátia Abreu em sua chácara em Palmas, segundo disse ao T1 “para tratar de alguns processos políticos que estão em curso no PMDB”, de possíveis alianças entre PMDB e PSD, algumas situações no interior e da sua pré-candidatura em Palmas.

 

A conversa foi dura, segundo um assessor da senadora que disse ao T1 Notícias, que Kátia Abreu reagiu sem rodeios: “depois de tudo que vocês me fizeram, há um ano, um acordo feito com o vice-presidente da República e descumprido, não acredito que ainda esperam meu apoio. Vocês não tiveram palavra”. Derval tentou justificar que o acordo era temporário, mas foi rechaçado por Kátia: "Derval nós dois estamos muito velhos para fazer de conta".

 

Kátia Abreu teria cobrado de Derval de Paiva o ato baixado por ele revogando 53 comissões criadas por ela no interior. “Do jeito que vocês fizeram, não tenho candidato a prefeito do PMDB”, teria dito a senadora a Derval de Paiva, que anunciou a sua pré-candidatura em Palmas, para a qual também desejava o apoio da senadora.

 

Quem ouviu a conversa afirma que Derval de Paiva levou quatro pontos para discussão com a ex-ministra: uma oferta de apoio a Francisco Júlio(PSDB), candidato a prefeito “da sua paróquia” em Guaraí, que é apoiado por Kátia, uma situação em outra cidade do interior, o questionamento sobre quais cidades poderia existir uma coligação entre PSD e PMDB e finalmente a situação de Palmas, onde é pré-candidato.

 

Sobre o PSD, Kátia disse a Derval que procurasse o presidente do partido, deputado Irajá Abreu para conversar.

 

Sobre a posição dela, Derval teria ouvido que não há conversa sem que a devolução das comissões provisórias esteja em primeiro lugar na pauta. "Querem paz comigo? Tinha que entrar aqui me devolvendo o que tiraram para aí recomeçar uma conversa"

 

Conversa “positiva”

 

Procurado pelo T1 Notícias para falar sobre o teor do encontro, Derval de Paiva confirmou que esteve com a senadora, e disse que queria tratar de assuntos do PMDB. “Foi uma conversa positiva… ela ainda está magoada, com algumas feridas em aberto, mas é uma mulher muito autêntica, que não tem meias palavras” - emendou Derval. -“Isso é bom”. 

 

O presidente do PMDB disse à senadora que passará o comando da legenda para Hebert Buti nos próximos dias para se dedicar mais ao processo eleitoral da Capital.

 

Sem querer entrar em detalhes do que disse ou ouviu na chácara da Senadora, Derval de Paiva foi discreto. “Foi bom para quebrar o gelo, a gente já estava há muito tempo sem conversar, essa distância não é boa”, resumiu.

 

Cisão à vista

 

Apesar do tom das declarações de Derval, a conversa só serviu para deixar clara a posição da senadora de rompimento político com o governador Marcelo Miranda e seu grupo. "Agora já sei da sua posição", teria dito Derval. "Não pense que depois de tudo que vocês me fizeram: uma faca cravada nas costas e outra no peito, nossos caminhos vão se encontrar em 2018. Não vão!", teria respondido Kátia Abreu. 

 

Derval de Paiva é o nome colocado na reunião da legenda que afastou a pré-candidatura do deputado Valdemar JR à prefeitura de Palmas, e tem sido tratado nos últimos dias como o nome oficial do partido, e por consequência, o preferido por Miranda para disputar as eleições na capital. A frente composta pelo PMDB, PV, PP, PRTB, PSDC,PHS e PMB tem reunião agendada para o próximo dia 11, a fim de afunilar a discussão em torno de um nome.

Comentários (0)